PUBLICIDADE
Topo

Panetone e vinho combinam e harmonização pode virar estrela do seu Natal

Panetone com vinho combina e muito! - Getty Images
Panetone com vinho combina e muito! Imagem: Getty Images

Juliana Simon

Do UOL

24/12/2019 04h00

A variedade de tipos de panetone é enorme: frutas cristalizadas, chocolate, limão e até cachaça despontam como algumas das receitas do ano. O que muita gente pode não saber é que para cada tipo deste tradicional doce de Natal existe um vinho ideal para tornar a celebração ainda mais marcante.

Alykhan Karim, CEO da Sonoma e sommelier dá algumas dicas de como combinar as duas delícias.

Panetone com frutas cristalizadas

Panetone - iStock - iStock
Panetone tradicional pede uma combinação certeira e democrática
Imagem: iStock

Sucesso de outros muitos natais, a versão tradicional não perde espaço entre os consumidores brasileiros e de todo o mundo. Para ele, um vinho certeiro é o Porto Ruby, que sendo vinho tinto fresco e frutado, casa com perfeição com o pão doce - ainda mais se contiver ameixa e as famigeradas uvas passa, polêmica de todos os anos.

Chocotone

Panetone Outback  - Divulgação - Divulgação
Um chocotone, como o Thunderttone (Outback), vai bem com vinhos intensos e encorpados
Imagem: Divulgação

O chocolate em forma de gotas, recheio ou cobertura é outro sucesso entre os que amam panetone. Para ele, a harmonização ideal é por semelhança: um vinho tinto de clima quente, com graduação alcoólica alta e bom nível de açúcar residual para dar ainda mais destaque ao doce.

Vai brigadeiro no seu panetone? Não hesite em buscar variedades mais licorosas e adocicadas. Para chocolates mais amargos, vale ter ao lado uma taça de Porto.

Recheado de doce de leite

Panetone Nutty Bavarian - Divulgação - Divulgação
Panetone que leva com doce de leite, como este da Nutty Bavarian, pode brincar com notas amadeiradas
Imagem: Divulgação

Panetones recheados com doce de leite combinam muito bem com vinhos fortificados e licorosos, que arredondam a sobremesa com notas amadeiradas.

Para os curiosos que querem expandir o conhecimento no mundo do vinho e suas harmonizações, as sugestões são , Tannat licoroso ou Banyuls (tipo de vinho fortificado feito no sul da França). Já para quem quer apostar no certeiro e sem complicações, um Porto Ruby cai muito bem.

Panetones salgados

É muito difícil definir um único vinho que vai bem com uma receita que pode variar tanto. Um tipo comum parece ser o panetone de queijo grana padano e salame ou carne curada.

"Então pensamos na harmonização da seguinte forma: como a receita vem da Itália, nada melhor do que vinhos da região para harmonizar - vinhos complexos e estruturados como o Barolo vai muito bem com a receita. Outra opção para combinar também seria um espumante prosecco", sugere Alykhan.