Topo

Apê de 56 m² tem soluções que abusam da funcionalidade e economizam espaço

@ape904a - Reprodução/Instagram
@ape904a Imagem: Reprodução/Instagram

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

29/10/2020 04h00

As melhores histórias costumam surgir assim, com um sonho grande, quase impossível. Antes de se casar, Damaris e Felipe Cabral estavam em busca de um apartamento em Porto Alegre, onde moram. Surgiu um imóvel na planta, de 56 m², mas na época não cabia no orçamento.

Nas várias visitas a outros apês, nada se comparava a ele. Chegaram a fazer uma nova visita ao tão sonhado imóvel, que agora custava ainda mais caro, ou seja, se tornava cada vez mais impossível comprá-lo. Mas o casal nunca parou de sonhar.

Cinco anos depois, parecia ter chegado o dia: a dupla viu um anúncio de imobiliária com uma promoção. Adivinhe quem estava lá? Sim, o próprio que dá nome ao perfil que eles criaram no Instagram, o @ape904a. Ao telefonar, ouviram do corretor de imóveis que era um engano.

Damaris no quarto do casal no apartamento em Porto Alegre - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Damaris no quarto do casal no apartamento em Porto Alegre
Imagem: Arquivo Pessoal

Depois de alguma insistência, ele decidiu ver com o proprietário se fecharia negócio por aquele valor. "Incrivelmente, o dono aceitou e nós compramos. Uma felicidade sem fim", conta.

Com base nas inspirações dos perfis de Instagram que seguia, Damaris fez a decoração com tons claros e uma parede de tijolinhos muito sonhada. Há ainda ideias para economizar centímetros preciosos, que ela divide com a gente:

Ideias para decorar apês pequenos ganhando espaço

"As pessoas gostam bastante do nosso armário de vassouras, bem fininho. Economiza muito espaço e organiza a nossa lavanderia, que é integrada à cozinha."

Na cozinha, a bancada americana embute um armário. E repare na iluminação especial, feita com fitas de Led: um elemento que decora, sem custar caro.

@ape904a - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Lavanderia e cozinha são integradas: paleta de cores da a unidade
Imagem: Arquivo Pessoal
@ape904a - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Fitas de led na bancada são uma solução barata que dá charme à decoração
Imagem: Arquivo Pessoal

No quarto de Damaris, a cama-baú guarda livros e outras coisas para as quais não há muito espaço no apê.

Tem dica até para multiplicar os itens de cama posta, sem precisar de mil jogos de lençol. "O segredo é comprar cores neutras que combinam entre si e ter outros itens menores com cor, para variar, como pequenas mantas."

@ape904a - @ape904a - @ape904a
Eles optaram pela cama-baú: curinga para guardar itens
Imagem: @ape904a
@ape904a - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
No banheiro da suíte, o espelho "esconde" o armário aéreo
Imagem: Arquivo Pessoal

No banheiro do quarto, o armário aéreo vai até o teto, para aproveitar todos os centímetros.

O piso é o mesmo em todo o apartamento. "Isso amplia visualmente", conta.

@ape904a - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
O mesmo piso foi usado em todos os ambientes
Imagem: Arquivo Pessoal
@ape904a - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Pouco espaço? Opte por cortinas rolô
Imagem: Arquivo Pessoal

Na sala, as persianas rolô deram ar clean e economizam espaço, no lugar de cortinas, que dariam mais volume e centímetros a menos.

Para organizar dentro dos armários, ela aposta em colmeias para ganhar espaço nas gavetas. "Outra dica é setorizar as coisas em caixas e etiquetar, para facilitar o dia a dia".

@s que me inspiram

@apartamento_203a

Foi o perfil que mais me inspirou no começo. Amo a organização da Amanda. Há pouco tempo ela se mudou e está morando num apartamento alugado, então há dicas com esse tema.

@elasduasdecoram

A decoração tem um estilo muito parecido com o meu, amo as cores e detalhes nos quais elas apostam, como mantinhas, almofadas, plantas.