Topo

Cheesecake perfeito: nove dicas imperdíveis para fazer o doce sem erros

Cheesecake - Getty Images/iStockphoto
Cheesecake
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Samantha Cerquetani

Colaboração para Nossa

24/10/2020 04h00

O cheesecake é uma sobremesa que faz sucesso no mundo todo, principalmente nos EUA. Na tradução literal, significa "bolo de queijo", mas trata-se de uma torta doce com massa e recheio cremoso de cream cheese.

A receita tradicional leva ingredientes comuns como açúcar, ovos, creme de leite fresco e recheios ou caldas que podem variar. No Brasil é bastante comum a versão de frutas vermelhas. Mas, basta usar a criatividade e investir em recheios com geleias, frutas diversas, chocolate, doce de leite, entre outros.

De acordo com os especialistas consultados por Nossa, a receita é bastante simples e não exige muita prática na cozinha. Porém, algumas dicas facilitam a preparação e garantem que o doce fique macio, crocante e saboroso.

Veja detalhes de como fazer um cheesecake de dar água na boca.

Cheesecake tem seus segredos para ficar perfeito - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Cheesecake tem seus segredos para ficar perfeito
Imagem: Getty Images/iStockphoto

1. Ingredientes de qualidade

A maioria dos ingredientes do cheesecake é fácil de encontrar nos supermercados. Mas, é importante escolher itens de qualidade para garantir o sabor e a textura. Alguns tipos de cream cheese, por exemplo, podem gratinar de um jeito diferente e mudar a cor e o sabor ao ir ao forno. Por isso, opte por marcas confiáveis e não esqueça de olhar a validade dos ingredientes.

2. Temperatura ambiente

Utilize ingredientes como ovos, cream cheese, açúcar e creme de leite na temperatura ambiente. Isso fará com que a massa misture mais facilmente. Usar o cream cheese que acabou de sair da geladeira e mexer, por exemplo, pode amolecer mais rapidamente comprometendo a receita. Também há o risco de que ele não se misture tão bem e fiquem pedaços de cream cheese espalhados na massa.

3. Misture bastante a massa

É preciso bater a massa até que ela fique acetinada, ou seja, bastante macia. Mas, depois de chegar a esse ponto é importante não bater mais para evitar rachaduras ao assar. Opte por bater em uma velocidade que varie de média para baixa na batedeira, usando a pá para evitar que forme muito ar na massa.

4. Unte bem a forma

O ideal é que a forma para o preparo do cheesecake clássico seja redonda e de aro removível. E tanto o fundo da forma quanto as laterais devem ser bem untadas antes que a massa seja despejada. Para isso, use um pouco de manteiga derretida para que a crosta não grude.

5. Antes do recheio

É importante que a base da massa esteja totalmente gelada antes de receber o recheio. Se ela ainda estiver quente, há o risco de que absorva o recheio e impeça que o cheesecake fique crocante.

Base pronta? Acerte no recheio antes de levar ao forno - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Base pronta? Acerte no recheio do cheesecake antes de levar ao forno
Imagem: Getty Images/iStockphoto

6. Pré-aqueça o forno

O erro mais comum é colocar o cheesecake no forno frio. Isso vai fazer com que a manteiga derreta e a base fique gordurosa em vez de crocante. Sempre pré-aqueça o forno a 180ºC. Com a temperatura muito baixa, ele demorará muito mais para chegar na textura ideal e ainda há o risco de ficar seco por ter ficado muito tempo no forno.

7. Umidade é importante

Além de aquecer o forno, é necessário tomar cuidado com a umidade. Por isso, asse o cheesecake com uma tigela de água dentro do forno — dois dedos do líquido já é o suficiente. Vale ressaltar que não é uma preparação a banho-maria. A indicação dos especialistas é incluir uma assadeira com água na grelha inferior do forno e assar o cheesecake na parte de cima. O vapor vai impedir que a receita fique seca.

8. Não abra o forno durante o cozimento

Segure a ansiedade e evite abrir o forno antes da hora. Isso pode causar mudanças de temperatura durante o cozimento, causando rachaduras. E também pode afundar o cheesecake no meio. Para saber se está pronto, siga o tempo indicado na receita e depois de retirar do forno dê uma leve balançada na forma. As bordas devem estar firmes e o centro um pouco mais mole.

Nada de pressa na hora de esperar o cheesecake assar - Getty Images - Getty Images
Nada de pressa na hora de esperar o cheesecake assar
Imagem: Getty Images

9. Não tenha pressa

Depois que o cheesecake estiver pronto, deixe no forno desligado por mais um tempo. Se ele for retirado rapidamente, ele poderá murchar, ficar denso e menos cremoso. Deixe o cheesecake esfriar gradualmente. Depois disso, leve para geladeira. Algumas receitas pedem cerca de 4h de refrigeração e esse processo é necessário para que o cheesecake fique firme e saia facilmente da forma.

Fontes: Henrique Andion, chef do Hepa Gastronomia e Rita Cruz, cake designer.

Receitas para testar seus conhecimentos