Topo

Versão abrasileirada do banana bread leva até cachaça; aprenda a receita

Bolo de banana bem madura: gotas de chocolates incrementam a massa - Luciana Melo
Bolo de banana bem madura: gotas de chocolates incrementam a massa Imagem: Luciana Melo

Gabrielli Menezes

De Nossa

21/10/2020 04h00

Luciana Melo

Luciana Melo

QUEM É

Luciana Melo resolveu jogar para o alto as burocracias de onde trabalhava para estudar gastronomia. Encontrou sua vocação no Luca na Cozinha, blog criado há 4 anos que, hoje, possui quase 300 receitas publicadas

Luciana Melo trabalhou por 15 anos numa multinacional de petróleo onde era responsável por 150 contratos referentes à infraestrutura da plataforma. A parte mais prazerosa do expediente, porém, estava no café: não faltavam cookies, brownie e outras guloseimas de pegada norte-americana.

O banana bread, bolo de banana popular nos Estados Unidos — chamado por lá de pão porque tem textura mais rígida e seca na receita original —, pintava pela bancada vez ou outra quando uma expatriada se arriscava na cozinha.

Peguei a receita com ela e fui adaptando para gostos mais brasileiros. Deixei a massa mais úmida e fofinha, como gostamos por aqui, e adicionei cachaça".

Luciana, que já fez mil e uma mudanças no passo a passo, incentiva que vocês, leitores de Nossa, também se permitam pequenas adaptações.

Luca na Cozinha - bolo de banana - Luciana Melo - Luciana Melo
Canela, cravo e noz-moscada: se não gosta, não precisa colocar
Imagem: Luciana Melo

Entre os exemplos estão substituir parte da farinha de trigo por aveia, para fazer a linha mais fit; trocar as especiarias, caso tenha alguma que não agrade tanto; e acrescentar sementes ou oleaginosas para diversificar as texturas.

Prático, o bolo pode ser feito num único bowl sem a necessidade de batedeira. Outra vantagem é poder congelar sem problemas: "Leve ao freezer já fatiado para ir descongelando aos poucos. Costumo esquentar o pedaço na torradeira ou mesmo na frigideira. Fica bom se servido com mel, com geleia ou com manteiga."

Bolo de banana com cachaça e especiarias

Dificuldade Fácil
1 porções
50 min
Ver receita completa

Luca na Cozinha

Tanto a receita adaptada — que pode ser conferida acima em texto e, abaixo, em vídeo — quanto a original fazem parte do blog Luca na Cozinha. Criado por Luciana em 2016, a página surgiu como uma forma de compartilhar a preparação dos seus quitutes com os amigos.

Luca na Cozinha - bolo de banana - Luciana Melo - Luciana Melo
Fatias congeladas: do freezer para a torradeira
Imagem: Luciana Melo

Foi também a maneira que ela encontrou de colocar em prática a fotografia, paixão descoberta quando cursou Design, no Rio, e a gastronomia: "Minha família toda cozinha bem. Mas, quando meus pais iam trabalhar, eu ficava com a minha avó. Passávamos muito tempo na cozinha. Ela é minha maior influência".

A decisão de mudar de vez de carreira veio quando o blog já tinha dois anos e algumas oportunidades de negócio estavam surgindo a partir dele. Luciana decidiu, então, mudar-se para São Paulo e estudar gastronomia.

No primeiro dia de aula, uma menina me perguntou se eu não era a Luca. Eu fiquei muito surpresa que tinha uma seguidora dentro da minha sala de aula".

Hoje em dia, além de alimentar o site e o Instagram Luca na Cozinha, ela cria conteúdo com viés gastronômico no Studio DDM, como produção de objetos para fotos e desenvolvimento de receitas. Em paralelo, é fotógrafa de comida e dá cursos de fotografias para pequenas empresárias.

Confira o vídeo da receita: