Topo

Cheesecake simples

Divulgação
Imagem: Divulgação

180 min

16 porções

Médio

Ingredientes

Massa

  • 230 grama(s) de biscoito maisena triturado
  • 2 colher(es) de sopa de açúcar
  • 4 colher(es) de sopa de manteiga sem sal, derretida
  • 1 pitada(s) de sal

Recheio

  • 900 grama(s) de cream cheese
  • 1 e 1/3 xícara(s) de chá de açúcar
  • 2 colher(es) de chá de extrato de baunilha
  • 4 ovos grandes
  • 300 mililitro (ml) de creme de leite

Modo de preparo

Massa

Processe os biscoitos de maisena e misture com açúcar, sal e manteiga. Coloque os biscoitos em um processador de alimentos ou liquidificador até moer finamente. Acrescente em uma tigela grande e mexa o açúcar e o sal.

Misture a manteiga derretida. Pré-aqueça o forno a 175°C, com rack em terço inferior do forno. Pressione as migalhas do biscoito no fundo da forma usando os dedos, até que as migalhas formem uma uniforme camada no fundo da forma.

Coloque a forma em uma assadeira e asse a 175°C por 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Embrulhe a forma em papel alumínio. Prepare a forma para que a água não entre durante o cozimento. Coloque uma grande folha de papel alumínio em uma superfície plana. Acrescente a forma no meio da folha. Dobre suavemente os lados da folha ao redor da forma.

Recheio

Bata o cream cheese e depois o açúcar. Corte o cream cheese em pedaços e coloque na tigela da batedeira. Misture em velocidade média por 4 minutos até ficar homogêneo, macio e cremoso. Adicione o açúcar e bata por mais 4 minutos. Adicione o sal e a baunilha, batendo após cada adição. Inclua os ovos, um de cada vez, batendo por um minuto após um. Acrescente o creme de leite e bata até incorporar.

Lembre-se de raspar as laterais da tigela da batedeira e raspe todos os pedaços mais grossos de creme que grudou no fundo da batedeira.Coloque a forma enrolada em papel alumínio em uma grande assadeira de lateral alta.

Aqueça o forno a 160°C. Despeje o recheio na forma, em cima da camada de biscoito. Coloque a assadeira com a forma, no forno, no rack inferior. Despeje cuidadosamente a água quente na assadeira para criar um banho de água para o cheesecake, derramando até que a água chegue até a metade da lateral da forma. Asse a 160°C por 1h30.

Desligue o fogo do forno. Deixe o cheesecake esfriar, enquanto o forno esfria por mais 1h. Cubra a parte superior do cheesecake com papel alumínio. Deixe na geladeira por no mínimo de 4h. Desinforme e sirva o cheesecake.

Receita de Ruby Zucker, do Mr Cheesecake