PUBLICIDADE
Topo

Bolo de maçã aproveita fruta madura com "casca e tudo". Experimente receita

Bolinho de maçã - Divulgação
Bolinho de maçã Imagem: Divulgação

Gabrielli Menezes

De Nossa

07/10/2020 04h00

Larissa Abbud

Larissa Abbud

QUEM É

Descendente de sírios e libaneses, sua vida sempre esteve ao redor da mesa. É jornalista, mestre em Ciências Gastronômicas e criadora do podcast Cozinha de Segunda. Trabalha com catering e consultoria para restaurantes em Lisboa.

Além de evitar o desperdício, reaproveitar alimentos que não estão lá com o mesmo vigor de quando chegaram em casa pode ser bom para a imaginação. A jornalista Larissa Abbud faz disso seu dia a dia:

Eu costumo dizer que sou acumuladora de casca. Tudo se transforma, nada vai pro lixo".

Há quatro anos morando em Lisboa, onde trabalha com serviço de catering para eventos e com consultoria para estabelecimentos, ela gosta de desafios na cozinha.

Enquanto cursava o mestrado em Ciências Gastronômicas, abriu um restaurante de comida vegana onde podia testar receitas que sem a utilização de (deliciosas) 'muletas' culinárias, como leite, ovo e manteiga. 'Não sou vegana, mas não queria trabalhar com carne todos os dias e comecei a achar muito interessante descobrir as propriedades dos alimentos in natura", diz.

Bolinho de maçã - Divulgação - Divulgação
Bolinho de maçã aproveita toda a fruta...
Imagem: Divulgação
Bolinho de maçã - Divulgação - Divulgação
... e não leva leite, nem manteiga
Imagem: Divulgação

Um dos obstáculos dessa empreitada foi a criação de um bolo cuja química dos ingredientes resultasse num exemplar alto, fofinho, úmido e, claro, gostoso de comer. "Todos que eu conhecia eram baixos, ruins, secos..."

Larissa chegou a uma receita de um bolo de maçã, feito com casca e tudo, que é uma mão na roda para aproveitar a fruta bem madura.

O passo a passo, compartilhado com Nossa, vale tanto para uma única porção no tamanho convencional, quanto para versões individuais, tipo cupcake. Confira abaixo:

Bolo de maçã

Dificuldade Fácil
1 porções
65 min
Ver receita completa

De cozinheira do grupo a consultora e "podcaster"

Larissa nasceu em Barra do Piraí, no interior do Rio de Janeiro, e se mudou para capital para morar sozinha aos 14 anos. À época, começou a se virar na cozinha e acabou sendo eleita a amiga que sempre ficava responsável por preparar alguma comidinha para para a turma.

Larissa se formou em jornalismo e trabalhou em TV por dez anos. Descobriu o mundo profissional da cozinha ao fazer frilas para ganhar um dinheirinho a mais. "Fiz a festa de aniversário de um amigo, que é bem conhecido. Preparei cartões para distribuir na hora e as coisas foram crescendo".

Larissa Abbud: eventos e consultoria em Portugal - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Larissa Abbud: eventos e consultoria em Portugal
Imagem: Arquivo pessoal

Pouco tempo depois, ela fez um curso de Chef Executivo no Senac e montou uma cozinha profissional para atender eventos com mais estrutura. Aos 32 anos, mudou-se para Portugal para fazer o mestrado em Ciências Gastronômicas. "Estudei a parte química dos alimentos. Foi muito legal porque me deu muita segurança para desenvolver outras receitas".

A morada no exterior era para durar um ano, mas acabou sendo permanente — ao menos por hora. Com e empresa Larissa Cozinha, a jornalista faz eventos em Lisboa e seus arredores e vez ou outra viaja para países como França e Holanda para prestar consultoria a restaurantes.

Por conta da quarentena, Larissa colocou em prática projetos que estavam esperando na gaveta:

Passei a dar mais receitas no meu Instagram e comecei o podcast Cozinha de Segunda, sobre mulheres da gastronomia. Sou uma comunicadora e encontrei na gastronomia uma forma de falar".