Topo

Temporada

Festejo

Uma celebração às tradições, raízes e brasilidades, com curadoria da cantora e atriz Lucy Alves

No São João de Michel Teló não podem faltar sanfona e quentão

Michel Teló relembra a infância na Região Sul e como revive o São João com a família, ao lado de Thais Fersoza, atualmente - Reprodução/Instagram
Michel Teló relembra a infância na Região Sul e como revive o São João com a família, ao lado de Thais Fersoza, atualmente Imagem: Reprodução/Instagram

Gabriela Zocchi

Colaboração para Nossa

04/07/2020 04h00

Como bom fã de sanfona, Michel Teló consegue ouvir a chalana de Mario Zan tocando assim que pensa em festa junina. Para o cantor, os festejos que acontecem entre os meses de junho e julho são sinônimo da música que consagrou não só o acordeonista italiano radicado no Brasil, mas também ícones como Luiz Gonzaga e Dominguinhos.

"O São João celebra o interior do nosso país e é uma festa que eu curto muito, principalmente por causa dos grandes sanfoneiros, que são uma inspiração para mim", conta ao Nossa.

Gaúchinho caipira

Michel Teló - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Michel Teló quando ainda era criança tocando sanfona
Imagem: Arquivo Pessoal

Teló nasceu no Paraná, mas foi criado no Mato Grosso do Sul, e é de lá que vêm as melhores lembranças dessas celebrações. "As festas juninas do Centro-Oeste são diferentes das de outros lugares do Brasil. Para mim, elas estão muito ligadas à sanfona, ao milho verde, ao clima frio e ao universo do interior".

Quando criança, o cantor gostava de dançar quadrilha com os amigos. Em uma de suas primeiras festas juninas do colégio, ele se destacou — não pelos passos de dança, mas pelos trajes que vestia. "Quando eu tinha sete anos, meus pais me vestiram de gauchinho para a festa junina da escola. Fui de bombacha, bota e camisa xadrez", conta, aos risos, explicando que Dona Nina e Seu Aldo, de Passo Fundo (RS), não conheciam muito bem os trajes caipiras quando chegaram a Campo Grande (MS).

Diferentes tradições

Grupo Tradição - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Michel Teló ao lado do Grupo Tradição, grupo em que deu os primeiros passos para a carreira
Imagem: Arquivo Pessoal

Depois que Michel começou a trabalhar, as festas juninas ganharam um significado extra para ele. Com o Grupo Tradição, o cantor rodou o Brasil todo e pode ver como eram comemoradas em cada canto do país.

"A gente tocava cinco ou seis horas de baile e todo mundo se vestia de caipira nos shows. É uma lembrança muito marcante que eu tenho", afirma. "Foi com o Tradição que eu conheci a festa junina de outros estados. Lembro da primeira vez que vi como era o São João do Nordeste. Fiquei muito impressionado com a grandiosidade de tudo".

Festa de família

Michel Teló com a família - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Registro do charraiá de Teodoro, quando Thais ainda estava grávida dele, e Melinda vestida de caipira
Imagem: Reprodução/Instagram

Outros momentos marcantes na vida de Michel Teló foram os "charraiás", os chás de bebê com temática junina que ele e a esposa, Thaís Fersoza, fizeram para comemorar a chegada de seus dois filhos. O da primogênita Melinda aconteceu em 2016. Um ano depois, foi a vez do evento do irmão dela, o Teodoro.

"A minha foto preferida de festa junina é a do charraiá do Teodoro, quando ele ainda estava na barriga da Thaís e nós vestimos a Melindinha de caipira. Foi um dia muito especial", relembra. "Depois disso, não conseguimos mais fazer nenhuma festa junina, porque as agendas estavam sempre corridas".

Neste ano, a família Teló finalmente conseguiu celebrar São João novamente, mas de uma forma diferente. Com a ajuda da esposa, o cantor montou um cenário com bandeirinhas e balões em casa para a live Arraiá do Teló, que aconteceu em 21 de junho.

Quentão bão demais

E como não existe festa junina sem os típicos quitutes, Michel Teló revela que para ele o que não pode faltar num bom arraial é o quentão. "Eu sempre gostei. É a minha bebida preferida de festa junina. Tomar aquele quentãozinho no frio? Ixe, é bão demais da conta"!

Quentão

2 porções
40 min
Ver receita completa