Topo

Temporada

Festejo

Uma celebração às tradições, raízes e brasilidades, com curadoria da cantora e atriz Lucy Alves

Wesley Safadão recorda São João da infância: "Adorava me vestir de matuto"

Volta no tempo: Safadão adorava vestir-se nas festas juninas com os looks criados por sua mãe - Arquivo pessoal
Volta no tempo: Safadão adorava vestir-se nas festas juninas com os looks criados por sua mãe Imagem: Arquivo pessoal

Gabriela Zocchi

Colaboração para Nossa

24/06/2020 04h00

Para Wesley Safadão, o São João tem dois significados bastante distintos: o de festa e o de muito trabalho. Quando criança, o mês de junho era sinônimo de diversão. "A maior lembrança que tenho do São João são das brincadeiras no colégio, de ver as bandeirinhas batendo com o vento e dos amigos formando quadrilha. Eu adorava essa época do ano", conta.

No final da adolescência, porém, a festa junina ganhou outra definição: a de muito suor. "Com a banda Garota Safada, nos apresentávamos por todo o Nordeste. Chegamos a fazer mais de 40 shows por mês nessa época. Apesar de puxado, tenho memórias muito boas também", diz, referindo-se ao início de sua carreira musical na banda de forró eletrônico criada por sua mãe, Valmira de Oliveira.

Fuxico de sucesso

festejo - wesley safadão - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Wesley vestido de matuto em festa na escola
Imagem: Arquivo pessoal
Dona Bill, como é conhecida a mãe do cantor, já fazia o filho brilhar antes mesmo de ele começar a subir nos palcos. É que na época dos arraiás da escola em Fortaleza, era ela quem ficava responsável pelas roupas juninas que Wesley usava para dançar quadrilha. "Eu achava muito divertido me vestir de matuto e pintar bigode no rosto. Minha mãe era quem fazia os trajes. Quanto mais fuxico nas roupas, mais destaque na quadrilha", relembra o cantor. Pela foto compartilhada com Nossa, dá para ver que ele fazia sucesso!

Olha o milho

Outra recordação boa dos tempos de escola era o cheiro que vinha das barraquinhas de comida. A favorita de Wesley sempre foi a do milho. "Gosto demais! No São João até tem aquelas comidas típicas que a gente só encontra nessa época do ano, mas milho é a minha preferida, mesmo tendo o ano todo", brinca. "Canjica e pé de moleque também estão entre os meus preferidos".

Clássico dos clássicos

Assim como a maioria dos entrevistados de Nossa — como Thayara OG, Elba Ramalho e Lucas Veloso — a primeira música que vem à cabeça de Wesley Safadão ao falar de São João é o clássico "Olha Pro Céu", de Luiz Gonzaga.

A música "Olha Pro Céu" é a marca registrada do São João no Nordeste. Não tem como não lembrar dela"

Entre outros artistas que trazem o clima junino para perto, o cantor gosta de Dominguinhos, Alceu Valença e da banda cearense Mastruz com Leite.

Playlist de São João do Wesley Safadão

"Não dá para deixar passar em branco"

wesley safadão live - Divulgação - Divulgação
Live de Safadão e Luan Santana em Campina Grande: festa na quarentena
Imagem: Divulgação
Em 2020, com a pandemia do coronavírus, o São João está sendo comemorado de forma diferente por Wesley Safadão e seus colegas, mas nem por isso é menos importante. "É uma festa que faz parte da cultura brasileira, por isso não dá para deixar passar em branco", afirma.

No último sábado (20) o cantor estrelou uma live gravada em Campina Grande, na Paraíba, junto com Luan Santana. Com participações do humorista Tirulipa, do cantor Raí Saia Rodada e do sanfoneiro Dorgival Dantas, a transmissão somou mais de 1 milhão de visualizações ao vivo nos canais dos cantores. "Música boa não pode faltar para o São João na quarentena, né?"