PUBLICIDADE
Topo

Futebol

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Arnaldo: Que a comissão de arbitragem da CBF se inspire no VAR da Euro

Do UOL, em São Paulo

19/06/2021 04h00

A última rodada do Campeonato Brasileiro teve nova polêmica de arbitragem envolvendo o VAR, com o árbitro Marcelo de Lima Henrique deixando de dar vantagem em um lance de gol do Ceará para marcar um pênalti, que foi cancelado na revisão com o sistema de vídeo, na derrota por 2 a 1 para o Bahia.

No podcast Posse de Bola #135, Arnaldo Ribeiro afirma que a comissão de arbitragem brasileira, comandada por Leonardo Gaciba, deveria conferir a forma como têm trabalhado os árbitros na Eurocopa, com as decisões de campo sendo mais respeitadas e menor interferência do VAR.

"Eu só espero que nessa semana que a gente teve Brasileirão, Copa América e Eurocopa, a comissão de arbitragem brasileira se inspire, mire no que está acontecendo na Eurocopa em termos de arbitragem, em termos de desenvolvimento de jogo e em termos de utilização do VAR. É outro esporte. A decisão de campo é respeitada, os jogadores respeitam a decisão de campo, o VAR é utilizado cirurgicamente em algumas situações específicas, é um outro desenvolvimento de jogo", diz Arnaldo.

"A Eurocopa está aqui, o nível não só técnico, mas o nível de arbitragem contribui para o nível técnico, a Copa América está no meio e o Brasileiro lá embaixo. Então, a gente sempre projeta jogos interessantes no Brasileirão com o asterisco da arbitragem, a arbitragem do Brasileirão sob o comando do Gaciba é um lixo e essa desconexão da realidade, não adianta mandar manualzinho para árbitro, para a imprensa, assista a condução dos jogos da Eurocopa, essa é a melhor cartilha, é assim que é arbitragem de futebol, não é o que se pratica no Brasil e nem na América do Sul", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Futebol