Topo

Podcast

Posse de Bola

Programa semanal de futebol com Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi


OPINIÃO

Posse de Bola #135: Brasil vence, Neymar chora, time olímpico e Lucas Lima

Do UOL, em São Paulo

18/06/2021 12h03

A seleção brasileira venceu seu segundo jogo na Copa América, com uma goleada por 4 a 0 contra o Peru, em uma boa atuação de Neymar, que deu entrevista na saída de campo e se emocionou ao falar que passou por "coisas complicadas" nos últimos dois anos, além de ressaltar orgulho em defender a seleção.

No podcast Posse de Bola #135, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira comentam a vitória da seleção brasileira na Copa América e as declarações de Neymar, com Juca afirmando que pode estar sendo injusto, mas não consegue se convencer das lágrimas do jogador, apontando que parte dos problemas que ele viveu fora do campo foram causados pelo próprio.

"Eu procuro decupar o que possa ser um problema que ele tenha enfrentado nesses últimos dois anos, exceção feita, evidentemente, à sucessão de lesões que ele teve, o que o afastou de jogos importantes. Mas o que aconteceu com o Neymar além dos escândalos em que ele mesmo se envolveu por não cuidar da sua vida pessoal como deveria? De quem ele diz ser exemplo? Para quem que ele fica muito feliz em ser exemplo para tanta gente? Dar alegrias, ok, fazendo gols pela seleção brasileira, mas ele é exemplo para quem? Deixou de ser já faz muito tempo, se é que um dia ele foi", diz Juca.

"Eu desconfio um pouco de lágrimas de crocodilo, para falar a verdade. Até por que não vi lágrimas, vi passar a camisa nos olhos, fungar, mas não foi assim uma coisa que tenha me convencido realmente de ser o externar de um sentimento. Perdeu o pai? Perdeu a mãe? Amigos? Fez ali alguma manifestação sobre a incúria com que está sendo tratada a pandemia no Brasil? Perdeu amigos com a covid-19? Não me parece", completa.

Juca afirma que dentro de campo Neymar teve uma boa apresentação pela seleção brasileira, mas não se convence de suas declarações, como também não se anima com os bons jogos dada a fragilidade dos dois adversários superados pela equipe de Tite no início da Copa América.

"Tanto quanto a exibição da seleção brasileira, contra ninguém, não foi nada que me tenha tocado. Posso eu estar blindado emocionalmente em relação a ele, posso estar cometendo alguma injustiça, mas de fato procurei, pesquisei, tentei me lembrar de alguma coisa grave que tenha acontecido na vida dele nesses últimos dois anos não provocada por ele mesmo que o levasse as lágrimas, não me convenceu, infelizmente", diz o jornalista.

"Gostaria de dizer 'sem dúvida, revelou-se mais maduro, mais humano', mas não me pareceu. Jogou muito bem, sem dúvida, mais uma vez jogou muito bem, agora, aparentemente contra ninguém. Eu olho a Bélgica, eu olho a Itália, eu olho a França, penso na Venezuela e no Peru, realmente não chega assim também a me comover o futebol da seleção brasileira", conclui.

Além da vitória do Brasil contra o Peru e a emoção de Neymar, o episódio também analisa a convocação da seleção masculina para os Jogos Olímpicos de Tóquio e os desfalques aos clubes, com Pedro chamado contra a vontade do Flamengo e Daniel Alves fazendo valer seu desejo no São Paulo para desfalcar o time no mata-mata da Libertadores em busca da medalha olímpica. Tem ainda Lucas Lima flagrado por torcedores palmeirenses em balada e o Campeonato Brasileiro, com o Palmeiras se recuperando, Atlético-MG em boa sequência e os momentos ruins de Corinthians e Grêmio.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.