Topo

Podcast

UOL Corinthians

O podcast para os torcedores do timão


ANÁLISE

UOL Corinthians #10: Paulista é a esperança de título para 2021

Do UOL, em São Paulo

04/05/2021 16h00

O Corinthians chegou para o clássico contra o São Paulo pressionado após uma sequência de jogos ruins e futebol pouco animador. O empate por 2 a 2 contra um rival badalado deixou alguns sinais positivos. Em situação complicada na Copa Sul-Americana e com perspectivas baixas com relação ao Brasileiro, o Paulistão se tornou a esperança de título para 2021.

No podcast UOL Corinthians #10 (ouça na íntegra no episódio acima), o apresentador Pedro Lopes, o colunista André Rocha e o setorista Yago Rudá comentam sobre a evolução que o Corinthians apresentou no clássico, principalmente com a adoção de um esquema com três zagueiros, e as chances de conquistar o título estadual.

"A chance de título é o Paulista. Sul-Americana é bem complicada. Brasileiro é meio de tabela, no máximo. Na Copa do Brasil, o confronto contra o Atlético-GO não vai ser muto simples. É o que eu vejo dentro das possibilidades desse elenco e do Mancini. Jogam essa responsabilidade em cima dele porque é o Corinthians. Dentro da realidade, ele está adequado à maneira de jogar e às aspirações da equipe na temporada", disse Rocha, destacando a cobrança sobre o treinador.

Para Rudá, o resultado do clássico aliviou a pressão sobre Mancini, mas o Paulistão deve mesmo ser a única esperança de taça em 2021. "A atuação foi positiva e passou no crivo da torcida para a manutenção do Mancini. Acho que agora ele consegue um pouco mais de estabilidade. O time dificilmente vai conseguir passar na Sul-Americana. Se tiver mais um tropeço, já era. Vejo chance zero na Copa do Brasil. No Brasileiro, talvez pensar em uma vaga para a Sul-Americana, no máximo para a pré-Libertadores. O Paulista é uma opção interessante, pois é uma equipe historicamente forte na competição e ainda pode não ter Palmeiras e Santos no mata-mata", opinou.

Rocha considera que o esquema tático em um 3-5-2 pode ser uma opção para Mancini dar maior consistência à equipe, muito criticada em suas partidas recentes pela falta de força ofensiva e inconsistência na defesa. Além disso, a formação tem chance de devolver o protagonismo a Luan, autor de um golaço no clássico.

"O que gera essa expectativa por uma melhora é essa mudança de sistema, que foi bem positiva. Pode até ter sido uma tentativa de espelhar o São Paulo, mas é algo que pode ser considerado para a sequência da temporada, principalmente pela liberdade que dá ao Fagner. Nesse esquema, o Luan é muito importante, pois vai fazer a bola chegar ao ataque e ele mesmo entrar na área para poder finalizar", analisou o colunista.

Ouça o podcast UOL Corinthians e confira também a análise sobre Luan, autor de um golaço em Itaquera e que pode, enfim, resgatar o bom futebol.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir UOL Corinthians, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e YouTube.