Topo

Podcast

UOL Corinthians

O podcast para os torcedores do timão


ANÁLISE

UOL Corinthians #24: Reforços fazem Sylvinho planejar time ofensivo

Do UOL, em São Paulo

10/08/2021 16h00

Giuliano estreou pelo Corinthians no clássico contra o Santos e Renato Augusto está perto de entrar no time. Com a chegada desses dois reforços, os corintianos esperam que a equipe, enfim, melhore seu setor de criação e seja mais incisiva no ataque.

No podcast UOL Corinthians #14 (ouça na íntegra no episódio acima), o apresentador Pedro Lopes e o setorista Yago Rudá conversaram sobre as novidades no time e como os reforços fizeram o técnico Sylvinho planejar um esquema mais ofensivo. O encaixe passa por alterações na formação do meio-campo.

Rudá fez uma avaliação positiva do primeiro jogo de Giuliano pelo Corinthians. "Giuliano deu bastante movimentação para o meio-campo e conseguiu cadenciar o jogo nos momentos em que o Corinthians precisou desse tipo de ação. Gostei da estreia dele. Achei que ele deu uma organização para a equipe. É um reforço de peso, um cara técnico. Exatamente o tipo de jogador de que o precisava para ter uma organização do meio para a frente", analisou.

O setorista frisou que tanto Giuliano como Renato Augusto não estão em suas melhores condições físicas e por isso a torcida precisa ter um pouco de paciência para vê-los na melhor forma. "Ainda vai levar um tempinho, sobretudo o Renato Augusto, que é um caso mais preocupante. Ele não joga desde dezembro e tem um histórico de lesões. O Corinthians tem muita cautela com ele para não o colocar em uma situação que não deva aguentar", observou.

Para Rudá,, Sylvinho já prepara mudanças táticas na equipe para encaixar os dois reforços no meio-campo. "O Corinthians vem atuando em um 4-3-2-1, com Roni e Gabriel protegendo o Cantillo. Com as entradas de Giuliano e Renato Augusto, a tendência é de que saiam Roni e Gabriel, e Cantillo fique de primeiro volante. O Sylvinho já falou isso e ele gosta muito do futebol do Cantillo. Acho dificílimo ele sair do time. O Corinthians passaria a jogar em um 4-1-4-1, exatamente o esquema tático que o Tite adotou em 2015", explicou.

Rudá projetou essa nova formação e vê chances de a equipe evoluir. "Se de fato jogar assim, o Corinthians vai ter muita posse de bola. Os problemas vão ser os espaços para contra-ataque e a marcação, porque não é a do Cantillo nem a do Renato Augusto. Não vai ter nenhum primeiro volante de ofício como Gabriel e Xavier, ou como Roni pode fazer também. Vejo o Corinthians, caso jogue assim, propondo o jogo e que vai tentar ser ofensivo como há muito tempo não consegue. Se esse esquema encaixar, o time tem boas aspirações no Brasileiro", finalizou.

Ouça o podcast UOL Corinthians e confira também como estão as negociações para a contratação de Roger Guedes.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir UOL Corinthians, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e YouTube.