Topo

ANÁLISE

Juca Kfouri: Não gosto de considerar que houve quebra de recorde de Pelé

Do UOL, em São Paulo

17/03/2021 04h00

O português Cristiano Ronaldo bateu no último fim de semana o recorde de gols de Pelé em jogos oficiais na carreira, ao atingir a marca de 760, três a mais que o Rei do futebol, retomando comparações e considerações a respeito da diferença do futebol dos anos 60 e 70 e o atual, os momentos e condições diferentes nos quais cada um marcou seus gols.

No podcast Posse de Bola #108, Juca Kfouri comenta a marca atingida por Cristiano Ronaldo e reconhece o que os números mostram, mas também chama a atenção para o fato de não serem considerados jogos oficiais os jogos amistosos do Santos contra clubes europeus durante excursões feitas pelo clube da Vila Belmiro no auge da carreira de Pelé, quando houve tantas outras vitórias santistas e gols de seu camisa 10.

"Eu discordo, embora eu entenda, até dessa classificação dos chamados jogos oficiais, que foi onde o Cristiano Ronaldo ultrapassa o rei Pelé, porque me horroriza, para quem viu, como eu vi, as excursões do Santos pela Europa, goleando o campeão francês, o campeão italiano, o campeão alemão e o campeão espanhol, que esses jogos não fossem oficiais. Mas, de fato, sob a ótica que prevalece hoje, não eram jogos oficiais. Mas é um pouco o pecado do anacronismo, de você olhar para ontem com as estruturas, com os olhares de hoje, era outra época, era outro futebol", afirma Juca.

"Eu não gosto de considerar que de fato houve quebra de recorde, embora eu tenha que admitir que sob os critérios que estão em vigor, é isso, mas, honestamente, para mim não muda rigorosamente nada, eu quero ver alguém fazer quase 1.300 gols como vi o Pelé fazer", completa.

O jornalista cita como exemplo a diferença ente o que são os campeonatos estaduais de hoje e os adversários enfrentados pelos principais clubes, como o Santos, e como era na época de Pelé, com campeonatos como o Paulista sendo visto pela ótica do futebol atual, ao mesmo tempo em que faz ponderações sobre a força de alguns adversários que são confrontados pelos times de Cristiano Ronaldo no futebol europeu.

"Dizer que, por exemplo, o Campeonato Paulista era uma moleza, é um absurdo, agora, só quem viu sabe que o time da Ferroviária de Araraquara, nos anos 1960, era um time incomparavelmente melhor do que esse da Ferroviária que perdeu para o Palmeiras no fim de semana, e o Pelé brilhava contra esses times. 'Ah, mas era a Ferroviária, o Botafogo de Ribeirão Preto, o Comercial de Ribeirão Preto, quem são esses times no panorama internacional?'. Não são nada, mas aí eu te pergunto o que é o Getafe? Enfim, o que são alguns clubes nos quais o Cristiano Ronaldo cansou de fazer gol em jogos oficiais?", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.