PUBLICIDADE
Topo

Liga dos Campeões 2019/2020

Melhor do Mundo: com semi da Champions definida, prêmio é de Neymar ou Lewandowski

15/08/2020 21h42

Com as semifinais da Champions League definidas entre PSG x RB Leipzig e Lyon x Bayern de Munich, as discussões sobre quem leva o troféu FIFA The Best, que premia o melhor jogador da temporada, se intensificaram. Dois nomes importantes de seus times, Neymar, pelo PSG, e Lewandowski, pelo Bayern, aparecem como os favoritos para levar o prêmio.
No programa após Lyon 3 x 1 Manchester City, no sábado (15), os comentaristas do UOL analisaram o que cada um precisam fazer para conquistar o título.

Rafael Reis definiu o título da Liga dos Campeões como determinante na escolha do vencedor: "Eu acho que se o Bayern for campeão, o Lewandowski é o melhor do mundo. Isso pra mim é automático".

Para ele, há dúvida caso o time francês leve a taça. "Se por acaso Mbappé brilhar em uma semifinal ou final, não vejo nenhum absurdo ele ser o melhor do mundo", disse Rafael, que ressaltou ter dúvidas em relação à popularidade do Neymar pelo mundo. "A gente tem que saber como tá a antipatia global em relação ao Neymar", completou.

"Eu posso trazer do ponto de vista francês: essa discussão Neymar x Mbappe inexiste. Nesse momento, a grandiosidade do Neymar [é incontestável]. Chamou muita atenção o viés da imprensa francesa pra cobertura do jogo contra o Atalanta, o super destaque dado ao Neymar. A espanhola então, tratando a atuação do Neymar como a maior da história da Liga dos Campeões", rejeitou João Henrique Marques, que colabora para o UOL da França.

Neymar e Mbappe contra Atalanta - David Ramos/Getty Images - David Ramos/Getty Images
Neymar e Mbappé comemoram gol do PSG contra a Atalanta
Imagem: David Ramos/Getty Images

"Você tem razão, se o Mbappe faz bons jogos de semifinal e final pode ter espaço para criar uma discussão, mas a gente também esquece que o Mbappe não estava nas oitavas de final contra o Borussia Dortmund, começou no banco de reservas contra o Atalanta, não jogou a final da Copa da Liga, também teve lesões importantes. E foi nesse momento que o Neymar colocou a bola debaixo do braço. O Neymar tem esse jogo de muita individualidade por conta da ausência do Mbappe. A atuação dele é tão soberba que eu fico realmente imaginando que esse prêmio está muito próximo. Basta, claro, o time ser campeão", completa.

Para Julio Gomes, a "fama" do brasileiro entre os profissionais envolvidos no futebol não preocupa. "Uma parte dos votos que normalmente vão automaticamente para Messi ou Cristiano Ronaldo serão realocados. Eu acho que o Neymar é um jogador que atrai mais mídia que o Lewandowski".
O prêmio The Best é dado por uma votação envolvendo técnicos, jogadores e jornalistas dos países filiados à FIFA. A edição 2020 ainda não tem data ou local confirmados.