Topo

'Neymar tem a chance da vida dele contra o Bayern', diz Arnaldo Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

23/08/2020 04h00

A final da Liga dos Campeões que coloca frente a frente os times de Bayern de Munique e Paris Saint-Germain hoje, às 16h, em Lisboa, pode ser a segunda conquista de um título europeu para o brasileiro Neymar, que foi campeão com o Barcelona em 2015, mas a taça inédita com o clube francês, com atuações de destaque do jogador na fase final da competição podem consagrar o atacante e colocá-lo com boas possibilidades de ser eleito o melhor jogador do mundo.

No podcast Posse de Bola #49, o jornalista Arnaldo Ribeiro analisa as chances de Neymar no confronto e a importância do jogo que considera o mais importante da carreira do jogador brasileiro aos 28 anos, em um ano que começou com uma relação conturbada entre jogador e clube, além de boatos de uma volta ao Barcelona.

"É a partida mais importante da carreira dele. Uma final de Champions League contra um time que é superior como conjunto e ele podendo, quem sabe, ser campeão com um time que não era, digamos, favorito a chegar nessa situação e que ele quando decidiu defendê-lo tinha como esse objetivo. Tanto o Paris Saint-Germain quanto ele sonhavam com esse momento, chegar numa final de Champions League", afirma Arnaldo.

Para Arnaldo, embora aparente maturidade dentro de campo, Neymar segue usando seu lado 'moleque' nas redes sociais e tem conseguido cativar o público jovem.

"Digamos que o Neymar adulto, o Neymar maduro esteja surgindo dentro de campo, pelo menos, fora de campo ele continua com a coisa das redes sociais e tal, até uma outra situação que parece que ele contagia de novo a nova geração, sobre tudo os brasileiros. A molecada está louca com ele, moicano, hashtag, o pai tá on, aquelas coisas todas, a molecada esta maluca com ele", analisa o jornalista.

Embora considere que a final contra o Bayern seja o jogo mais importante de Neymar e a possibilidade de o brasileiro vir a ganhar o prêmio de melhor jogador do mundo na temporada, Arnaldo ressalta que o francês Kylian Mbappé é quem tem sido o melhor.

"O Mbappé para mim é o melhor jogador do mundo. O Neymar pode até ganhar o prêmio, mas para mim o melhor jogador do mundo, e eu tive essa convicção desde a Copa de 2018, um moleque com menos de 20 anos ganhando um mundial como camisa 10 preponderante, que o Mbappé é o craque moderno, é o cara desse futebol que tem pouco espaço, que depende muito do físico e tudo mais", analisa Arnaldo.

"Mbappé, para mim, é o sucessor do Messi e do Cristiano Ronaldo, só que o Neymar está ali com 28 anos podendo, quem sabe, ganhar o prêmio de melhor do mundo nesta temporada e, enfim, entrar para o hall dos grandes jogadores do futebol mundial, coisa que ele tateou, tateou, se distanciou, e agora se reaproximou. E olha que bastou uma temporada e um pouco mais de foco, um pouco mais de envolvimento. Ele tem a grande chance da vida dele", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.