Topo

"Jesualdo é do mesmo nível do Jorge Jesus", diz ex-volante da seleção

Do UOL, em São Paulo

22/07/2020 12h00

Atual técnico do Santos, o português Jesualdo Ferreira tem uma carreira reconhecida como técnico em seu país e, como auxiliar, foi vice-campeão europeu pelo Benfica em 1988, quando o clube contava com jogadores brasileiros como Elzo, volante titular da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1986. Para o ex-jogador, Jesualdo está no mesmo nível de Jorge Jesus, que na última semana trocou o Flamengo pelo Benfica.

Em entrevista ao programa Os Canalhas, Elzo conta que durante a sua passagem pelo Benfica, teve como treinadores o dinamarquês Ebbe Skovdahl, o português Toni, o sueco Sven-Goran Eriksson, e em comum na comissão técnica durante o trabalho dos três técnicos estava Jesualdo Ferreira como auxiliar.

"Jesualdo Ferreira é uma pessoa fantástica, o Santos está de parabéns na contratação dele, conheço muito bem o Jesualdo, na época ele era da comissão técnica do Benfica, trabalhou com o Toni durante muitos anos, trabalhou com o Eriksson, trabalhou com o treinador que era da Dinamarca, ele tinha um trabalho muito grande que ele fez nos clubes depois virou treinador", afirma Elzo.

Elzo aponta que Jesualdo é detalhista, se preocupa com os jogadores com quem trabalha e o ajudou durante o período em que ambos estiveram no Benfica.

"Ele era assistente do Toni, do Eriksson, eu me lembro que ele chegou perto de mim um dia e falou 'Elzo, vamos trabalhar mais essa musculatura da perna direita, porque nós precisamos muito dessa sua perna direita'. Onde eu tinha feito a minha cirurgia, então era uma pessoa que se preocupava com os jogadores, o Jesualdo tinha assim uma visão técnica do futebol muito grande", diz o ex-jogador brasileiro.

"No dia em que o Santos contratou ele, eu vi o pessoal questionando por causa da idade dele, de ser uma pessoa mais velha, vi muita gente questionar sobre isso, mas eu que falei o Santos estava trazendo um grande treinador, porque eu conheço muito bem o passado e a pessoa do Jesualdo Ferreira, então para o futebol brasileiro somou muito isso, a vinda dele aqui, porque é do mesmo nível do Jorge Jesus, tem tudo para fazer um grande trabalho no Santos e é claro, é uma pessoa que tem uma experiência muito grande no futebol europeu e foi campeão com o Porto, foi campeão com o próprio Benfica, fez grandes trabalhos lá", completa.

Os Canalhas: Quando e onde?

O programa Os Canalhas vai ao ar toda semana em duas edições semanais, na terça-feira, às 14h, e na quinta-feira, às 18h, em transmissão ao vivo, ou gravado, disponível na home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte no Youtube e no Facebook e Twitter, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana entrevistando personalidades importantes do esporte brasileiro. Inscreva-se no canal Os Canalhas no Youtube para conferir mais de João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana.