Topo

Elzo: "Benfica começou conversa com Jesus após o título da Libertadores"

Do UOL, em São Paulo

21/07/2020 16h28

Depois de semanas de especulações a respeito da permanência ou não do técnico Jorge Jesus no Flamengo, sua saída para o Benfica foi anunciada oficialmente na última sexta-feira e o português já se despediu do clube e chegou hoje a Lisboa para ser apresentado novamente no clube pelo qual venceu três títulos portugueses. Mas segundo o ex-meio-campista brasileiro Elzo, que jogou no Benfica no final dos anos 80, as conversas entre treinador e clube português já vinham há alguns meses.

Em entrevista ao programa Os Canalhas, Elzo afirma que a conquista da Libertadores no final do ano passado, com a vitória de virada diante do River Plate, em Lima, despertou o interesse no Benfica em recontratar o treinador e o negócio já era dado como certo internamente há cerca de um mês.

"Isso já vem há algum tempo, quando o Jorge Jesus classificou naquele grande jogo do Flamengo na final da Libertadores, aquela virada de 2 a 1, então quando teve aquela virada ali que o Flamengo já foi para disputar o Mundial, campeão da Libertadores, já ali o Benfica já começou a procurar o Jorge Jesus, já começou uma conversa, então há muito tempo atrás já tem essa conversa", afirma Elzo.

O ex-jogador que foi titular da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1986, foi ídolo do Atlético-MG, também atuou pelo Palmeiras e foi vice-campeão europeu pelo Benfica em 1988, conta que já avisava em conversas com flamenguistas que Jesus retornaria ao clube de Portugal.

"Aquilo que ele fez aqui no Flamengo somou muito para retornar ao futebol português e eu já sabia disso. Eu me lembro de conversar na rodinha de flamenguistas, sempre perguntando e o Jorge Jesus passou a ser talvez a principal pessoa dentro do Flamengo para todos nós e para todos os flamenguistas e sempre havia a preocupação do torcedor, porque o torcedor quer ver o seu time ganhando e na mão do Jorge Jesus está ganhando, então o cara sempre perguntava, como eu sou do futebol e vivi a vida no futebol, eles vinham tirar informações comigo e eu falava: 'gente, o Jorge Jesus vai embora para o Benfica, o Jorge Jesus vai voltar para o Benfica'", conta Elzo.

"Eu falei o Jorge Jesus ia voltar ao Benfica, e isso acabou acontecendo agora, foi a prova, há 30 dias eu estou sabendo que já tinha acertado com o Benfica todos os detalhes, eram coisas mínimas que faltavam e hoje ele está se apresentando lá, já chega lá e já começa também, já desce para o campo", completa o ex-jogador.

Interesse por Jesus era anterior à crise no Benfica

Elzo afirma que a procura por Jesus não estava relacionada à perda do título português para o Porto, o que causou uma crise interna no clube e a saída do técnico Bruno Lage. Além disso, também analisa os questionamentos da oposição no clube português a respeito da contratação de Jesus e as condições financeiras do Benfica.

"O presidente do Benfica, independente do título ou não título do Benfica nessa temporada, que acabou o Porto sendo campeão nacional em Portugal, eles valorizam muito o campeonato nacional, independente disso tudo, já havia por parte do Benfica há mais de 30 dias o interesse pelo Jorge Jesus. Então essa busca já vem lá atras, então isso, já vem essa conversa há muito tempo", afirma Elzo.

"Nunca foi problema para o Benfica a parte financeira. Existe sim alguns questionamentos com relação ao Jorge Jesus que é a oposição. Então sempre tem essa oposição que não é a favor dessa contratação do Jorge Jesus, mas o atual presidente sabe que ele fez um grande trabalho lá e também é claro tem visto aqui no Brasil, viu tudo o que ele estava fazendo aqui, e se ele não tivesse ido para o Benfica, você pode ter certeza que alguma proposta grande ele iria receber de outro país e com certeza iria deixar o futebol brasileiro", conclui.

Os Canalhas: Quando e onde?

O programa Os Canalhas vai ao ar toda semana em duas edições semanais, na terça-feira, às 14h, e na quinta-feira, às 18h, em transmissão ao vivo, ou gravado, disponível na home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte no Youtube e no Facebook e Twitter, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana entrevistando personalidades importantes do esporte brasileiro. Inscreva-se no canal Os Canalhas no Youtube para conferir mais de João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana.