Topo

Senegal vence África do Sul e se garante na Copa pela 2ª vez na história

10/11/2017 17h02

Polokwane (África do Sul), 10 nov (EFE).- A seleção de Senegal se tornou nesta sexta-feira a 24ª classificada para a Copa do Mundo de 2018 ao vencer a África do Sul por 2 a 0, fora de casa, e garantir antecipadamente a liderança do grupo D das Eliminatórias africanas.

Os dois gols da partida, disputada no estádio Peter Mokaba, em Polokwane, saíram no primeiro tempo. Logo aos 12 minutos, o atacante Diafra Sakho abriu o marcador. Pouco depois, aos 38, o lateral-direito Thamsanqa Mkhize se enrolou, após defesa do goleiro Itumeleng Khune, e marcou contra as próprias redes.

O jogo disputado hoje já havia acontecido anteriormente, no dia 12 de novembro do ano passado, com vitória dos sul-africanos por 2 a 1. A Fifa, no entanto, decidiu anulá-lo, após o banimento do árbitro ganês Joseph Odartei Lamptey por ter tido uma atuação muito contestada.

Em 6 de setembro deste ano, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) confirmou a punição imposta pela Comissão Disciplinar da federação internacional, justamente por causa da atuação na partida disputada entre as duas seleções, pela fase final das Eliminatórias.

Com a vitória obtida hoje, Senegal chegou aos 11 pontos, em cinco jogos disputados no grupo D. Logo atrás aparecem Burkina Fasso e Cabo Verde, ambos com seis pontos, e a África do Sul, com apenas quatro.

Na próxima terça-feira, acontecerá a última rodada da chave, com novo encontro entre senegaleses e sul-africanos, pelo returno, dessa vez, no estádio Léopold Sédar Senghor, em Dakar. Burquineses e cabo-verdianos duelarão no Stade du 4 Août, em Ouagadougou.

Ao todo, 24 seleções, inclusive a anfitriã Rússia, estão garantidas na Copa do Mundo. Outros dois representantes da África também estão definidos, a Nigéria e o Egito. Amanhã, dois grupos serão definidos, com o continente conhecendo os cinco classificados.

Esta é a segunda vez que Senegal se garante no torneio. A primeira foi em 2002, quando os Leões da Teranga foram sensação, avançando atrás da Dinamarca, em grupo que ainda tinha Uruguai e França, passando pela Suécia nas oitavas, e caindo diante da Turquia, nas quartas.