Topo

MMA


Vicente Luque destaca evolução e diz ter o jogo certo para derrotar Usman

Vicente Luque atravessa boa fase no UFC - UFC/ Divulgação
Vicente Luque atravessa boa fase no UFC Imagem: UFC/ Divulgação

Carlos Antunes, no Rio de Janeiro (RJ)

Ag. Fight

24/11/2021 06h00

Com dez vitórias em suas últimas 11 apresentações dentro do octógono mais famoso do mundo, Vicente Luque está no topo dos meio-médios (77 kg) do Ultimate e perto de uma oportunidade de disputar o cinturão da categoria. Portanto, o lutador não tira os seus olhos de Kamaru Usman, atual detentor do título. E, de acordo com o brasileiro, ele pode ser uma real ameaça ao reinado do nigeriano na organização.

Desde que chegou ao UFC, em 2015, Vicente se destacou pelo seu estilo agressivo de atuar que, até o momento, já lhe deram 13 vitórias pela via rápida, seja nocaute ou finalização, na companhia. Por isso, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight (clique aqui), o atleta da equipe 'Cerrado MMA' reforçou a confiança no seu jogo e adiantou que possui o estilo perfeito para derrotar Kamaru Usman.

"A trocação é um diferencial que tenho, junto com meu jogo de chão. O Kamaru é um cara muito inteligente. Com quem ele se sente ameaçado em pé, coloca para baixo. Se ameaça é no chão, ele se mantém em pé. Eu tenho a capacidade de ameaçar ele nos dois ambientes e tenho ferramentas para acabar com a luta. Então isso aí torna a luta interessante", disse o meio-médio, antes de completar o raciocínio.

"O jogo para vencê-lo tem que ser completo, com chão, trocação, muito gás porque ele luta em um ritmo alto. Eu venho trabalhando meu jogo para isso e evoluindo. No início era um trocador, depois fui fazendo lutas duras de três rounds cm muita ação, então mostrei que tenho gás e agora tenho mostrado meu chão de alto nível. Esse meu jogo completo está preparado para encarar o do Kamaru", concluiu o atleta.

Em suas últimas atuações, Usman tem mudado um pouco seu estilo e priorizado a luta em pé, com nocautes sobre Gilbert 'Durinho', Jorge Masvidal e um duelo todo nesta área na revanche diante de Colby Covington. Portanto, esta situação anima Vicente Luque, que é conhecido por ter uma maior potência nos golpes que os outros rivais do nigeriano.

"A gente tem visto que o Kamaru tem gostado de trocar mais e pode ser uma brecha onde vou encontrar e conectar bons golpes. O Colby (Covington) conectou vários (golpes) no quarto e quinto rounds, mas ele não tem tanta potência. Eu bato mais pesado que o Colby e poderia ser uma chance. Se ele quiser se testar em pé, posso achar uma brecha para nocauteá-lo", adiantou o atleta, também conhecido como 'Assassino Silencioso'.

No MMA profissional desde 2009, Vicente Luque soma 21 vitórias, sete derrotas e um empate na carreira na modalidade. Entre os triunfos, o brasileiro conquistou 19 deles pela via rápida, seja por nocaute ou finalização. Somente pelo Ultimate, o lutador tem 13 resultados positivos sem precisar do julgamento dos árbitros e está a um do recorde da categoria dos meio-médios, que pertence ao americano Matt Brown.