PUBLICIDADE
Topo

MMA


MMA

Adesanya rouba a cena em pesagem com caixa de pizza na balança; assista

Adesanya posa com caixa de pizza durante pesagem do UFC - Jeff Bottari/Zuffa LLC
Adesanya posa com caixa de pizza durante pesagem do UFC Imagem: Jeff Bottari/Zuffa LLC

Ag. Fight

Ag. Fight

05/03/2021 15h19

Realizada nesta sexta-feira (5), em Las Vegas (EUA), a pesagem oficial do UFC 259 começou de forma eletrizante, com 28 dos 30 atletas escalados para o evento se apresentado no palco montado nas instalações do Apex nos primeiros 30 minutos, das duas horas previstas, da atividade. Sem problemas, todas as lutas do card principal foram confirmadas neste período, incluindo as três disputas de título que liderarão o show deste sábado (6).

Confronto de maior expectativa do evento, a disputa pelo título dos meio-pesados (93 kg) entre o atual campeão da categoria Jan Blachowicz e o nigeriano Israel Adesanya também foi confirmado, sem sustos por parte de ambos os atletas. O lutador africano, detentor do cinturão peso-médio (84 kg) e que faz sua estreia na divisão até 93 kg, passou pela balança abusando da tranquilidade e do bom-humor.

Cumprindo a promessa de não apostar no ganho excessivo de peso para a disputa na categoria de cima, Adesanya se pesou de calça cumprida e, mesmo assim, marcou 90,9 kg na balança, mais de dois quilos abaixo do rival, que cravou 93 kg. O campeão peso-médio ainda brincou ao, no momento da pose para as fotos, pegar uma caixa de pizza, em alusão à facilidade encontrada por ele para bater o peso da divisão dos meio-pesados.

Primeira a se apresentar, a baiana Amanda Nunes pareceu tranquila e não se preocupou nem mesmo em tirar o boné que usava para subir na balança e pesar 65,7 kg, 200 gramas acima da marca de sua adversária, que também cumpriu com sua obrigação dentro dos primeiros 30 minutos de pesagem. Com isso, a disputa entre elas, válida pelo co-main event da noite, está confirmada e terá em jogo o cinturão peso-pena (66 kg) da organização, em poder da 'Leoa' desde dezembro de 2018.

Já Petr Yan e Aljamain Sterling apostaram no aspecto nacionalista da disputa entre eles. O americano de ascendência jamaicana foi o segundo a subir na balança e, depois de cravar 61 kg e garantir sua participação, fez questão de posar para as fotos com as bandeiras dos Estados Unidos e da Jamaica. Atitude semelhante à tomada pelo campeão peso-galo (61 kg), que se abraçou à bandeira da Rússia após cumprir sua obrigação e ficar apto para sua primeira defesa de título.

Além de Amanda Nunes, os outros cinco brasileiros escalados para o UFC 259 também bateram o peso de suas respectivas divisões e confirmaram sua presença no evento de sábado. Thiago 'Marreta', que encara o austríaco Aleksandar Rakic no card principal do show, marcou 93,4 kg, mesmo peso de seu adversário.

Por sua vez, o peso-mosca (57 kg) Rogério Bontorin pesou 57,1 kg, 200 gramas acima do seu oponente, Kai Kara-France. E as pesos-palhas (52 kg) Amanda Lemos e Livinha Souza, que fazem um duelo verde-amarelo no card preliminar, cravaram a mesma marca na balança: 52,6 kg.

Escalado como reserva da luta principal do UFC 259, Glover Teixeira foi o último a se pesar, mas cumpriu com sua obrigação e ficou dentro do limite de peso permitido para disputas de título na divisão dos meio-pesados. Caso algum problema de última hora aconteça com um dos protagonistas do show, o mineiro - número um do ranking da categoria - está apto a tomar seu lugar e substitui-lo.

Único atleta a exceder o limite estabelecido por sua categoria, Askar Askarov foi o penúltimo a se apresentar no palco da pesagem. E, mesmo ainda restando pouco mais de uma hora para o final da atividade e tendo ficado apenas 0,4 kg acima do permitido pela divisão dos moscas, o lutador russo, aparentemente debilitado pelo corte de peso, optou por não continuar sua desidratação e aceitar a provável punição pela falha na balança.

Confira os resultados da pesagem oficial do UFC 259:

Jan B?achowicz (93 kg) vs Israel Adesanya (90,9 kg)
Amanda Nunes (65,7 kg) vs Megan Anderson (65,5 kg)
Petr Yan (61,2 kg) vs Aljamain Sterling (61 kg)
Islam Makhachev (70,7 kg) vs Drew Dober (70,7 kg)
Thiago 'Marreta' Santos (93,4 kg) vs Aleksandar Raki? (93,4 kg)
Dominick Cruz (61,7 kg) vs Casey Kenney (61,7 kg)
Song Yadong (61,4 kg) vs Kyler Phillips (61,7 kg)
Joseph Benavidez (56,9 kg) vs Askar Askarov (57,6 kg)
Rogério Bontorin (57,1 kg) vs Kai Kara-France (56,9 kg)
Tim Elliott (56,9 kg) vs Jordan Espinosa (57,1 kg)
Kennedy Nzechukwu (93,2 kg) vs Carlos Ulberg (93 kg)
Sean Brady (77,3 kg) vs Jake Matthews (76,9 kg)
Lívia Renata Souza (52,6 kg) vs Amanda Lemos (52,6 kg)
Uro? Medi? (70,7 kg) vs Aalon Cruz (70,3 kg)
Mario Bautista (61,4 kg) vs Trevin Jones (61 kg)

Glover Teixeira (92,7 kg) - suplente da disputa entre Jan Blachowicz e Israel Adesanya

MMA