PUBLICIDADE
Topo

MMA


Lyoto admite inspiração em Royce e recorda quase estreia no MMA com 17 anos

Alex Trautwig/Getty Images
Imagem: Alex Trautwig/Getty Images

Carlos Antunes, no Rio de Janeiro (RJ) e Diego Ribas, em Las Vegas (EUA)

Ag. Fight

05/04/2020 09h00

Lyoto Machida fez sua estreia no MMA em 2003, no NJPW - Ultimate Crush, evento realizado em Tóquio (JAP), quando derrotou Kengo Watanabe, por decisão unânime dos jurados.

No entanto, pouca gente sabe que o brasileiro quase debutou na modalidade oito anos antes. Ainda com 17 anos, por pouco o ex-campeão do UFC pisou pela primeira vez em uma área de luta em um evento de Vale-Tudo e revelou essa experiência.

Em entrevista ao vivo pelo Youtube à reportagem da Ag. Fight (veja abaixo), Machida admitiu que mesmo quando estava competindo no karatê, seu sonho era lutar MMA, motivado principalmente pelas atuações de Royce Gracie, no Ultimate.

Com essa vontade aflorada, o lutador recebeu um convite para participar e um circuito de lutas, em Belém (PA). Porém, por ainda sem menor de idade, acabou vetado pelos organizadores.

"Meu objetivo sempre foi o MMA, desde de assisti o Royce (Gracie), mas competia no karatê porque me achava muito jovem para o MMA. Era menino ainda, com corpo de menino. Então esperava amadurecer mais para poder lutar no MMA. Eu tinha 90 kg, e podia encarar um cara mais pesado. Então tinha que fazer essa preparação. Se bem que com 17 anos eu quase luto um evento em Belém, primeiro evento lá, estava tudo certo. O cara me chamou, mas não pode porque ele ficou com medo, porque eu tinha 17 anos, nunca tinha acontecido um evento lá", disse, emendando.

"Era um circuito. Isso foi em 1995, 1996. Tinha que fazer três lutas para ser campeão. Meu pai falou: 'Você não quer lutar? Só fala de Vale-Tudo, então vai lutar e o Chinzô (seu irmão) será seu técnico'. Mas o promotor ficou com medo, porque nunca tinha acontecido, teve medo de ter alguma morte e não deixou eu lutar (risos). Ia ser sem luva, sem nada. Mas eu fui lá assistir", completou o lutador.

Lyoto Machida foi campeão meio-pesado do UFC em 2009, tentou por duas vezes reconquistar o cinturão sem sucesso e teve uma bem-sucedida mudança para os médios, chegando a disputar o cinturão contra Chris Weidman. Depois de amargar três derrotas seguidas - para Luke Rockhold, Yoel Romero e Derek Brunson -, o lutador superou Eryk Anders e Vitor Belfort - nas suas últimas lutas dentro do octógono antes de seguir para o Bellator. Na nova organização, o brasileiro tem duas vitórias e um revés.

MMA