Topo

MMA


Ex-lutador do UFC sai da aposentadoria após "mensagem de Deus" em sonho

Nate Marquardt, adversário de Vitor Belfort no UFC 212 - Jason Oxenham/Getty Images
Nate Marquardt, adversário de Vitor Belfort no UFC 212 Imagem: Jason Oxenham/Getty Images

Ag. Fight

04/12/2019 10h58

Mais um veterano ex-UFC pode abandonar a aposentadoria e retornar ao MMA. Ao site 'MMA Junkie', Nate Marquardt - ex-desafiante ao cinturão peso-médio (84 kg) do Ultimate - revelou que planeja voltar a competir. O americano havia pendurado as luvas oficialmente em dezembro de 2017.

Bastante religioso, Marquardt tinha se aposentado também para focar em seu trabalho como missionário. E foi exatamente através de sua crença que, segundo ele, surgiu a certeza de que ele voltaria a lutar. De acordo com 'The Great', como é conhecido, Deus foi o responsável por sua mudança de pensamento.

"Sim, é verdade. Eu vou fazer um retorno (ao MMA). Sei disso há algum tempo, mas ainda não tinha tornado público. Tenho apenas treinado, ido ao seminário, me mantido em forma, e ajudado caras como Ian (Heinisch)", revelou Nate, antes de completar.

"É uma história maluca, mas eu tive um sonho. Deus falou comigo, e confirmou isso durante a semana através de duas pessoas que eu nunca tinha visto e um amigo, também. Que basicamente eu lutaria de novo", contou.

Afastado do MMA desde novembro de 2017, quando perdeu para Cezar 'Mutante', no UFC Fight Night 120, Nate não possui mais contrato com a entidade. Apesar de projetar seu retorno ao esporte para o primeiro semestre de 2020, o lutador ainda não abriu negociação com nenhuma organização. Sobre a categoria na qual competiria, Marquardt apontou a perda de peso durante o período da aposentadoria para indicar uma possível participação nos meio-médios (77 kg), divisão na qual foi campeão do extinto Strikeforce.

"Essa é outra coisa: eu perdi 3,6 kg a 4,5 kg. Eu não estava pegando pesos, e nesse aspecto, eu me sinto melhor. Lutando wrestling e fazendo sparring, eu não perdi força. Eu meio que cortei a musculação porque essa parte estava um pouco dura nas minhas articulações, mas o sparring e o wrestling fazem meu corpo se sentir melhor, então meu peso caiu. Meu cardio está bom agora, então estou em um ponto onde posso ir para os dois lados. Eu posso facilmente lutar até 77 kg neste momento, então é algo que eu preciso pensar sobre", concluiu o ex-UFC.

Aos 40 anos de idade, Nate Marquardt acumula 35 vitórias, 19 derrotas e dois empates em seu cartel até o momento. Em suas últimas três apresentações nos octógonos do UFC, todas em 2017, o veterano sofreu três reveses, para Sam Alvey, Vitor Belfort e Cezar 'Mutante', respectivamente.