Topo

MMA


Cigano celebra longevidade no UFC e quer dar trabalho à nova geração

Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Carlos Antunes, no Rio de Janeiro (RJ)

Ag. Fight

21/10/2019 06h00

No próximo dia 25, Junior 'Cigano' vai completar 11 anos de UFC. Quando estreou na franquia, em 2008, o catarinense ainda era desconhecido do grande público e surpreendeu a todos ao nocautear o compatriota Fabrício Werdum, que era considerado franco favorito. Mas qual seria o segredo do brasileiro que há tanto tempo se mantém em alto nível na categoria? De acordo com o atleta de 35 anos, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag.Fight, essa longevidade é fruto de muita dedicação e trabalho.

Desde os primeiros passos na organização, o ex-campeão dos pesados chamou a atenção, principalmente por possuir uma movimentação acima da média para uma atleta da categoria, além de uma mão pesada. Nas cinco primeiras lutas no UFC, o brasileiro venceu todas por nocaute, sendo quatro delas no primeiro round. Para corroborar a importância de 'Cigano' na franquia, ele está empatado com Cain Velásquez e Derrick Lewis como os lutadores com mais vitórias dessa maneira nos pesados, com 10.

"É muita dedicação e muita verdade. A minha história é feita de verdade, de muito trabalho duro, muita dedicação, muita fé. Então, eu acredito no meu potencial, acredito que eu sou capaz de conquistar coisas incríveis na minha vida. E sigo nesse mesmo ritmo. E eu tenho só 35 anos, ainda tenho um bom tempo para lutar e vai continuar sendo assim. Muitos vêm e vão e eu estou aqui ainda, desde 2008, lutando contra os melhores, me mantendo no topo dessa categoria, que é uma coisa muito difícil. Sou feito de verdade e isso me assegura a manter a minha posição no ranking dos pesados. Muitos vêm, muitos vão, e o Cigano continua aqui", disse o atleta, que atualmente é o lutador da divisão com mais tempo de Ultimate.

Dessa maneira, 'Cigano' sabe que, por ser o último representante da "velha geração" do UFC, vai ser testado contra a nova geração que vem surgindo na divisão. Mas nada que tire o sono do brasileiro, pelo contrário. O peso pesado comemora a renovação na categoria e pretende se testar contra eles. No dia 9 de novembro, o atleta tupiniquim encara Alexander Volkov, cinco anos mais novo do que ele, na luta principal do UFC Moscou.

"Acho ótimo (aparecer uma nova geração na categoria). Acho que o esporte só cresce, é um esporte maravilhoso, que dá oportunidades incríveis para as pessoas. Então, quanto mais as divisões se renovarem, melhor. Fica mais interessante para todo mundo. Mas uma coisa é certa: o público gosta de ver os caras das antigas dando trabalho para os novinhos, e eu estou aqui para isso", completou o peso-pesado, que tem 15 triunfos na franquia.

Junior 'Cigano' possui um cartel de 21 vitórias e seis derrotas na carreira. Seu principal momento na carreira aconteceu em 2011, quando derrotou Cain Velásquez e sagrou-se campeão dos pesados do Ultimate.