Topo

MMA


Rose Namajunas revela: teve pesadelos antes de luta na qual ganhou cinturão

Rose Namajunas é a nova campeã peso palha do UFC - Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Rose Namajunas é a nova campeã peso palha do UFC Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Diego Ribas, em Nova York (EUA)

Ag. Fight

06/11/2017 06h00

 

Não pareceu ser nenhuma novidade quando Rose Namajunas relembrou o tipo de esforço mental que fez durante as semanas que antecederam sua luta pelo cinturão dos pesos-palhas (52 kg) do UFC. Pressionada pela provocativa adversária Joanna Jedrzejczyk, a americana se limitou a ignorar, o que adicionou carga emotiva ao seu trabalho, premiado com a vitória na madrugada do último domingo e a conquista do cinturão.

Disposta a não responder os insultos e provocações da polonesa, Rose adotou postura serena e pacata durante os encontros com a rival em coletivas de imprensa e demais compromissos oficiais. No entanto, essa passividade lhe cobrou justamente quando ela estava sozinha.

"Tive pesadelos por dias. Não acho que foi pessoal, por isso falava que lutaria contra mim. Toda negatividade só me lembrava de onde eu vim", disse durante conversa com jornalistas após o evento, ainda no ginásio Madison Square Garden, em Nova York.

Curiosamente, o tipo de postura adotado pela atleta parece caminhar de forma oposta à evolução do MMA. Cada vez mais rentável, o esporte parece ser capaz de agraciar os competidores que mais atraírem fãs e, por isso, perfis polêmicos e provocativos não param de surgir. O que parece incomodar a jovem campeã.

"O MMA tem muito trash talk e coisas assim. Acho que eles sentem que precisam entrar e eu não sinto isso. Não gosto do ódio, nas artes marciais aprendemos a ter respeito. Todos nós precisamos de coragem para entrar no cage. Apenas tento ser positiva", disse, antes de explicar como o trabalho mental feito para essa luta a acompanhou até mesmo dentro do cage, enquanto enfrentava a então invicta Joanna Jedrzejczyk.

"Quando nocauteei ela pela primeira vez, comecei a ficar empolgada e mandei minha mente se acalmar e esperar o momento certo", analisou.