Topo

MMA


Treinador exalta foco de Renan "Barão" nos EUA: "100% atleta"

AP Photo/Andre Penner
Imagem: AP Photo/Andre Penner

Ag. Fight

30/05/2017 09h00

 

Treinador responsável por revelar o talento de Renan "Barão" e Claudia Gadelha ao mundo do MMA, Jair Rodrigues se mudou para os EUA no final de 2016 para liderar os treinos de jiu-jitsu na equipe comandada por Ryan Bader, no estado do Arizona. E é de lá que o criador da "Kimura Nova União" dá início ao processo que pode levar seus alunos ao próximo passo no esporte.

Com acesso à estrutura e facilidades dos EUA, o técnico começou um processo de abrir portas para o seu time no exterior ao levar Barão para o primeiro camp fora do Brasil. E logo de começo a ausência de trânsito, burocracia e demais distrações que grandes centros como o Rio de Janeiro podem causar garantiram ao atleta novo comprometimento com os treinos a ponto de seu retorno aos pesos-galos (61 kg) ser encarado como passo natural a ser dado.

"Após chegar nos EUA e a começar uma vida mais regrada e saudável, o Barão naturalmente perdeu cerca de 4 kg em um mês, e hoje se encontra com pouco mais de 69 kg naturalmente, sem cortar peso, só se cuidando melhor. Na realidade, de hoje até o dia da luta o Barão terá pouco mais de 7 kg para cortar, bem diferente de antes quando ele tinha que perder até 15 kg", disse em conversa com a reportagem da Ag. Fight.

Com poucos amigos na cidade de Gilbert, próxima a Phoenix, Barão também não domina a língua inglesa, o que faz de sua rotina de dedicação aos treinos não apenas sua profissão, mas sua exclusividade absoluta. E é com esse novo foco que Jair pretende extrair o melhor de seu pupilo, ex-campeão dos pesos-galos (61 kg) que fez seus dois últimos combates na divisão dos penas (66 kg).

"O Barão sempre foi um grande lutador, sempre treinou muito em camp e fora de camp, mas não era 100% atleta como está sendo aqui nos EUA. Regrado na alimentação, na recuperação após os treinos, dormindo e acordando nas horas certas e se policiando mais em relação à quantidade, intensidade e qualidade dos treinos, além de ter acesso à uma boa suplementação e treinos de wrestling de alto nível… Todos esses fatores foram pertinentes na decisão de voltar a categoria na qual ele já foi campeão", analisou.

Garantindo que também levou certo tempo até se acostumar com a ideia de morar em outro país, Jair aprovou o comprometimento do pupilo que aceitou o desafio de voltar a cortar peso para voltar a pensar em voos mais altos no torneio e buscar novamente a cinta que já esteve em sua posse no passado.

"Acho que foi a decisão certa, sim. O Barão é bem competitivo até 66 kg também, mas não estamos no jogo para sermos apenas mais um. Para voltar a ser campeão, que é o que ele almeja, agora tem que ter o sacrifício, até porque praticamente para tudo temos que pagar um preço nessa vida. E esse preço que ele está pagando hoje, o fará campeão novamente", resumiu fazendo coro ao discurso de seu mestre Dedé Pederneiras, líder da Nova União, que afirmou que abriu portas para que todos os seus pupilos se mudem para fora do Brasil.

"O Dedé está mais do que certo, e é por isso mesmo que estou aqui. Ainda estamos no processo de adaptação, já que vim com minha esposa e filhos, então foi bem puxado do ano passado para cá. Mas aos poucos já estamos nos estabilizando, e tenho certeza que temos muita coisa pra trabalhar e conquistar aqui! Já estamos com grandes atletas do MMA e do jiu-jitsu vindo da cidade de Natal e de outras partes do mundo, em breve estaremos com uma galera de peso competindo nas duas modalidades".