Topo

Presidente de Tóquio-2020 quer torcedores nas arquibancadas

"Atletas perguntarão por que não há pessoas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos enquanto outras competições autorizam torcedores", acredita Seiko Hashimoto - Yamazaki Yuichi/Pool via Xinhua
"Atletas perguntarão por que não há pessoas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos enquanto outras competições autorizam torcedores", acredita Seiko Hashimoto Imagem: Yamazaki Yuichi/Pool via Xinhua

Da AFP, em Tóquio (Japão)

27/02/2021 09h33

A nova presidente do Comitê de Organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Seiko Hashimoto, deseja a presença do público durante as competições, apesar da preocupação com a pandemia de covid-19.

"Quando contemplamos a opção dos Jogos Olímpicos sem público nas arquibancadas, os atletas perguntarão por que não há pessoas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos enquanto outras competições autorizam torcedores", afirmou, de acordo com o jornal Asahi Shimbun.

Mas a decisão final dependerá da evolução da epidemia, destacou a ex-atleta e ministra, que comanda a organização dos Jogos desde a renúncia de Yoshiro Mori por comentários machistas.

"Todos querem uma decisão rápida para os torcedores, para preparar os ingressos e a hospedagem", afirmou, a cinco meses da cerimônia de abertura dos Jogos, que foram adiados em um ano pela pandemia.

Alguns dirigentes cogitaram a possibilidade de decisões diferentes para os residentes no Japão e os espectadores procedentes do exterior.

O Japão está no processo de permitir que atletas estrangeiros entrem em seu território para os Jogos, segundo a imprensa local. Isto abriria o caminho para a organização de competições e partidas das eliminatórias da Copa do Mundo.

Porém, muitos japoneses expressam ceticismo a respeito dos Jogos. De acordo com várias pesquisas, quase 80% da população defende o cancelamento ou um novo adiamento do evento.