Topo

COI aprova dupla nomeação e Paris e Los Angeles sediam Olimpíadas de 2024 e 2028

11/07/2017 13h27

Lausana, Suíça, 11 Jul 2017 (AFP) - Chegou a hora da verdade para Paris e Los Angeles: as duas cidades apresentaram, nesta terça-feira, as candidaturas para os Jogos Olímpicos de 2024 ao COI, que aprovou a dupla nomeação, o que garante que a derrotada sedie o evento quatro anos depois.

78 membros do Comitê Olímpico Internacional com direito a voto aprovaram a proposta de por unanimidade. O COI agora tem dois meses para organizar um acordo que beneficie as três partes, mas Paris parece ser a favorita para sediar a edição de 2024, já que comemoraria 100 anos do evento organizado em 1924 na capital francesa.

Antes da votação, o presidente da França Emmanuel Macron fortaleceu a candidatura do país.

"Vim aqui para apoiar o grupo e indicar o quão importante estas Olimpíadas são para nosso país. A França está preparada e espera os Jogos", Macron. "Perdemos a disputa para sediar em três ocasiões. Não queremos perder uma quarta vez", acrescentou o líder francês.

Macron, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e o co-presidente da candidatura, Tony Estanguet, defenderam a capital francesa como sede.

"Os valores que representam o olimpismo são nossos valores", acrescentou Macron. "Hoje em dia, estão ameaçados e questionados. É o melhor momento para defender esses valores de abertura, tolerância, justiça, respeito ao meio ambiente. Tudo isso está sendo defendido pela candidatura Paris, 100 anos depois de organizar o evento pela última vez", expressou Macron.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não viajou à cidade suíça. No entanto, publicou um tuíte em que não fez menção à candidatura de 2024: "Trabalhamos duro para trazer os Jogos Olímpicos para os Estados Unidos. Continuaremos assim". Ambos mandatários vão se encontrar, nesta sexta-feira, para celebrar a festa nacional francesa.

O grande show olímpico começou com a candidatura californiana, liderada pelo prefeito Eric Garcetti, o primeiro a presentar o projeto. Ao seu lado, estavam o chefe da candidatura, Casey Wasserman, e os atletas Allyson Felix e Michael Johnson.

A candidatura da Los Angeles "não é questão de dinheiro, ego, orgulho da América, ou sobre ganhar e perder", indicou Wasserman em seu discurso.

"Trata-se de servir o movimento olímpico para além de 2024, para criar uma nova Olimpíada para uma nova era", acrescentou, parecendo abrir as portas para organizar o evento em 2028.

- Definição em Lima -As duas aspirantes tiveram os mesmos 45 minutos de tempo para apresentarem suas ideias, com um máximo de 10 participantes. Depois, cada grupo teve trinta minutos para perguntas e respostas com os membros do movimento olímpico.

"Realmente tenho confiança, acho que podemos escrever uma bela história entre Paris e Los Angeles. O fato de existir esta amizade entre Eric Garcetti e eu pode permitir que tenhamos uma proposta ao COI em que as três partes ganhem", declarou Anne Hidalgo na segunda-feira.

Gercetti indicou que a candidatura tem dois objetivos: "levar as Olimpíadas para os Estados Unidos e depois levá-la até Los Angeles".

O que precisará ser decidido é qual cidade vai organizar cada edição. Mas isso só será definido pelo COI no dia 13 de setembro, em Lima.

ebe-tba/fbr/mcd/an/iga/jma/fa