Topo

Como é pedalar com o maior ciclista brasileiro e falhar miseravelmente

Repórter do UOL pedala com o ciclista Henrique Avancini em Petrópolis - Márcio Miranda
Repórter do UOL pedala com o ciclista Henrique Avancini em Petrópolis Imagem: Márcio Miranda

Do UOL, em Petrópolis (RJ)

20/01/2023 04h00

Não se engane pela foto que abre essa matéria. Tentar pedalar com Henrique Avancini, o maior nome brasileiro do ciclismo, foi bem mais difícil e emocionante do que essa pedalada tranquila pela grama de um hotel em Petrópolis (RJ).

Participei do evento do anúncio da nova equipe do ciclista, a Caloi/Henrique Avancini Racing, na cidade natal de Avancini. A programação tinha uma pedalada com o atleta em uma trilha em Petrópolis. Meu objetivo era contar como é pedalar com a estrela do mountain bike brasileiro.

Minhas credenciais:

  • Sei andar de bicicleta, mas não lembro a última vez que pedalei na rua. Em montanha, nunca.
  • Pedalo semanalmente na academia, como se servisse de alguma coisa para a aventura em Petrópolis.

Antes da largada, perguntei para o Avancini qual o nível de dificuldade:

São 3 km, 12 minutos de duração, mais ou menos, e tem uma vista bonita no topo. Você pedala? Não? Faz alguma atividade física? Sim? Então você consegue. É uma estrada de terra, com subidas, mas sem obstáculos" Henrique Avancini

E o mais importante: é difícil? "Para mim, não", disse o ciclista, dando risada. Avancini ainda tentou me tranquilizar: se eu não conseguisse, era só pegar o caminho de volta.

Começamos em um gramado sem muita inclinação, até aí tudo bem, mas 50 metros depois já veio a primeira subida. Tive que descer da bike para não cair. E não vi mais o Avancini.

Era o último do grupo de 10 pessoas. A ciclista Sabrina Oliveira, companheira de equipe de Avancini, deu algumas dicas, mas faltou perna para mim. O objetivo mudou: em vez de acompanhar o grupo, minha meta era não ir barranco abaixo. A respiração só ficava mais ofegante nas (infinitas) subidas. Resolvi seguir a pé, carregando a bike ao lado do corpo.

Decidimos voltar. Cerca de 10 minutos depois, eu e outro colega, os únicos que não pedalam com frequência, tomamos a decisão mais sensata: "vamos voltar?". E voltamos. Todas as subidas viraram descidas. Foram mais 10 minutos, agora sem sofrimento e com pausas para fotos da vista.

Até pensei em esperar o restante do grupo para chegar "infiltrado" com quem completou o percurso, mas desisti. No final, Avancini ainda mostrou otimismo: "treina que na próxima você consegue".

Para quem quase nunca pedala, fui pior do que imaginava.

O repórter viajou a convite dos parceiros de Henrique Avancini