Topo

Henrique Avancini vive nova fase e competirá na Europa com bike brasileira

Henrique Avancini, principal ciclista brasileiro, competirá com bike da Caloi - Felipe Almeida/Divulgação
Henrique Avancini, principal ciclista brasileiro, competirá com bike da Caloi Imagem: Felipe Almeida/Divulgação

Do UOL*, em Petrópolis (RJ)

19/01/2023 08h00

Henrique Avancini, principal nome do ciclismo brasileiro, vai competir pela equipe que leva o nome dele, a Caloi/Henrique Avancini Racing, em 2023.

  • O atleta do mountain bike deixou a Cannondale, dos Estados Unidos, no fim de 2022 depois de oito anos na equipe.
  • Avancini, 33 anos, agora retorna à Caloi e disputará competições nacionais e internacionais com uma bicicleta da fabricante brasileira.
  • A nova bike tem a geometria do quadro da Caloi Elite FS Carbon e é 250 gramas mais leve que o modelo anterior.

Chegou o momento que alguns princípios meus como atleta entraram em conflito dentro de mim, e foi nesse momento que eu pedi para sair [da Cannondale], para ter liberdade, ter escolha para onde eu pudesse ir, pudesse analisar. Isso foi profissionalmente bastante difícil. A grande motivação [de fechar com a Caloi] foi pensar em alguma coisa que significasse um próximo passo na minha carreira, o maior acontecimento da minha carreira" Henrique Avancini

  • A Henrique Avancini Racing nasceu em 2015, está no terceiro ano de patrocínio da Caloi e terá quatro atletas na equipe em 2023: Sabrina Oliveira, Cainã Oliveira e Ulan Galinski, além de Avancini. O mais velho dos três primeiros é Ulan, com 25 anos e atual vice-campeão do Brasileiro de XCO (cross country olímpico).
  • Operação mista: A equipe vai competir no Brasil e fora, algumas vezes simultaneamente, e terá uma base em Petrópolis e outra na Itália, com motorhome, van, estrutura física e local para manutenção e estoque de equipamento.
  • O objetivo de Avancini é ser top 5 mundial com a nova equipe.

"Às vésperas dos meus 34 anos, nunca estive tão animado e empolgado com essa equipe. Vou me entregar de corpo, alma, coração e mente por inteiro por esse projeto e por essa causa", disse Avancini.

As principais conquistas de Henrique Avancini: Campeão Mundial de Maratona (2018), Vice-Campeão Mundial de Short Track (2021), 12 vezes Campeão Brasileiro de XCO, 21 vezes Campeão Brasileiro de MTB, Vencedor de provas de Short Track e XCO da Copa do Mundo de MTB, 2 vezes representante do Brasil em Jogos Olímpicos e atleta número 1 do ranking mundial da UCI na temporada 2020.

*O repórter viajou a convite dos parceiros de Henrique Avancini