Topo

Jornalista Felippe Facincani é demitido da ESPN

Jornalista esportivo estava na empresa desde a fusão com a Fox Sports - Reprodução/YouTube
Jornalista esportivo estava na empresa desde a fusão com a Fox Sports Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

21/09/2022 19h44Atualizada em 21/09/2022 20h47

Felippe Facincani, comentarista dos canais ESPN, foi demitido hoje da emissora. Ele já não participava de programas do canal desde o início da semana.

Conforme apurou o UOL Esporte, Facincani foi desligado por problemas internos após uma mudança de escala, fato que gerou irritação por parte do jornalista. O caso parou na chefia da empresa e foi irreversível.

A ESPN, em comunicado, confirmou apenas a saída e, sem detalhar os motivos, agradeceu ao agora ex-funcionário. "O jornalista Felippe Facincani deixa de fazer parte do time de comentaristas dos canais de esporte da Disney. Agradecemos por todo seu empenho e desejamos sucesso à sua nova etapa profissional."

Ele foi procurado pela reportagem para falar sobre o seu desligamento, mas ainda não houve retorno. A nota será atualizada em caso de respostas.

Contratado pela Fox Sports em 2017, Facincani permaneceu no canal até o fim de 2020 e fez parte do "Fox Sports Rádio", programa comandado por Benjamin Back que era um dos mais populares da TV fechada.

A partir de 2021, com a migração de alguns profissionais rumo à ESPN, o comentarista passou a fazer parte da equipe fixa do carro-chefe esportivo da Disney no Brasil.

Ele era presença constante nos principais programas da emissora, como o "F90", por exemplo. O jornalista também chegou a participar do "Sportscenter".

Críticas a Cuca e elogios a Abel

No mês passado, Facincani disparou críticas a Cuca, do Atlético-MG, na polêmica que envolveu Abel Ferreira, do Palmeiras — os dois se enfrentaram na Libertadores.

Na ocasião, o jornalista repercutiu a entrevista do técnico da equipe mineira, que ironizou a explicação tática dada pelo português em relação ao jogo — que acabou com vitória dos paulistas nos pênaltis.

"Foi uma declaração recalcada, hipócrita e desrespeitosa. Primeiro ao falar em manias de cada um: que um vai ouvir música, que outro cai pro mesmo canto... Cuca, quem é você para falar de manias de alguém? Justo você, que usa a mesma camisa desde 2013 e ninguém fala nada, independentemente da sua fé. Ninguém debocha. Cada um tem sua fé, seja ela religiosa ou cultural. Você debochar que o cara está ouvindo música no pênalti? Você usa a mesma calça vinho e ninguém fala nada", iniciou Facincani durante o "F90".

Felippe Facincani criticou entrevista de Cuca - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Felippe Facincani criticou entrevista de Cuca
Imagem: Reprodução/Twitter

Na sequência, o jornalista relembrou um episódio envolvendo o treinador na final da Libertadores de 2020, quando dirigia o Santos. Nos minutos finais do duelo contra o próprio Palmeiras, Cuca entrou em confusão com o lateral Marcos Rocha, do time de Abel, e viu sua equipe tomar um gol no lance seguinte.

"Você fala em destempero, Cuca. Justo você? Você vai brigar com o Marcos Rocha num arremesso lateral faltando cinco minutos para acabar a final da Libertadores e depois você toma o gol e perde o título. Quem é você para falar de destempero de alguém, amigão?", prosseguiu.

Facincani ainda criticou as saídas repentinas de Cuca de seus clubes e exaltou Abel em seu comentário no programa. "Aprenda a se comportar e a honrar contratos antes de falar de um técnico que está há dois anos no país fazendo um trabalho minimamente competente e respeitável, que inclusive ganhou três vezes de você. E na bola."

Sem camisa na TV

Uma curiosidade da trajetória de Facincani na ESPN que é bastante lembrada por telespectadores foi o dia em que ele, de maneira inesperada, apareceu sem camisa em meio à programação do canal após um erro interno.

Depois de uma entrada ao vivo do repórter Eduardo de Meneses no estádio do Morumbi, a transmissão acabou exibindo Facincani em um momento desprevenido. O comentarista chegou a perguntar para os colegas se ele já estava no ar.

Pouco tempo depois, o jornalista usou seu perfil no Instagram para esclarecer o caso. De acordo com Facincani, ele estava apenas sem camisa por conta do calor e para não suar no vestuário do canal.

"Aos que inventam situações e manchetes mentirosas, sinto muito em informá-los, mas até onde eu sei, estava apenas 'sem camisa', na cozinha de casa, com a janela fechada para evitar mosquitos de luz, terminando de jantar antes da transmissão de Boca Jrs x Platense, pelo Campeonato Argentino, devidamente vestido com calção e chinelo, e apenas sentei por alguns segundos pra checar o áudio, 40 minutos antes, de entrar no ar, e a nossa imagem foi cortada abruptamente! Acontece, home office, pessoal", postou ele em suas redes sociais.