Topo

ESPN estreia programa voltado para o futebol feminino: 'Vitória de muitos'

O programa "Mina de Passe" estreia na próxima sexta-feira (12) na ESPN - Divulgação/ESPN
O programa 'Mina de Passe' estreia na próxima sexta-feira (12) na ESPN Imagem: Divulgação/ESPN

Do UOL, em São Paulo

12/08/2022 04h00

O futebol feminino terá uma atração para chamar de sua. Na noite de hoje (12), a ESPN vai estrear a nova versão do 'Mina de Passe'. A atração, agora, será fixa da grade de programação do canal e debaterá os principais acontecimentos das competições femininas do futebol brasileiro e a seleção.

O programa vai seguir no mesmo formato do 'Linha de Passe', com a mesma equipe por trás das câmeras e mesmo cenário. Em entrevista para o UOL Esporte, Ivana Negrão, editora chefe do 'Mina de Passe' e comentarista dos canais ESPN, comentou que foi um "trabalho de formiguinha" para o programa conquistar seu espaço.

"A Disney [dona dos canais ESPN] vem em um movimento muito positivo no sentido de equidade, diversidade e inclusão. Então, nós pontuamos que algumas ações não devem acontecer apenas em datas comemorativas, que precisam ser recorrentes. Mas é um trabalho de formiguinha. Nesse período, a gente vem trabalhando bastante e conquistando espaços para o 'Mina de Passe' ser um programa fixo", disse à reportagem. E continuou:

"Quando falamos de trazer o 'Mina de Passe' para a grade, ganhamos muitos aliados aqui dentro [ESPN], não houve resistência, só estudamos a melhor forma de viabilizá-lo. Isso é uma vitória de muitos, homens e mulheres que são entusiastas da ideia. Acho que é uma conquista que veio definitivamente para ficar", completou.

A bancada do programa não será composta apenas por mulheres, comentaristas homens também vão participar da atração. Assim como acontece nas competições femininas que são transmitidas no canal. Nomes como Leo Bertozzi, Ubiratan Leal e Gustavo Zupak serão alguns dos profissionais presentes na atração.

Ivana também fez questão de ressaltar que o intuito do 'Mina de Passe' não é falar que o futebol feminino tem a mesma importância que o masculino, mas abrir espaço para o debate de uma modalidade que está em crescimento no país.

"Quando começamos a pensar no 'Mina de Passe', levamos em consideração que o futebol feminino ainda é um esporte de início, não dá para a gente querer equiparar, da noite para o dia, a importância do feminino com o masculino. Ainda não é assim. Apesar disso, é uma modalidade que vem crescendo e, para acompanhar esse crescimento, a gente precisa de um programa que fale e debata sobre isso", frisou.

A jornalista acredita que o futebol feminino está no caminho certo, com clubes investindo mais na categoria e com a CBF incorporando mais competições ao calendário. "Acho que estamos no caminho certo, temos mais investimentos, mais patrocinadores e mais times se estruturando, como Corinthians, Palmeiras, Inter e Flamengo. É uma cadeia que se retroalimenta. Estamos vendo as coisas acontecendo, talvez não na velocidade que a gente gostaria, mas passos estão sendo dados", finalizou.

No segundo semestre acontece a fase mata-mata do Campeonato Brasileiro, o Campeonato Paulista e a Copa Libertadores. Assunto não vai faltar para o 'Mina de Passe'. O programa vai ao ar hoje (12), às 21h (de Brasília), após o Sportscenter.