Topo

Ex-empresário diz que Luva de Pedreiro sabe ler: "foi alfabetizado"

Iran Ferreira, o Luva de Pedreiro, e seu empresário, Allan Jesus, em Quijingue, na Bahia - Henrique Arcoverde/Divulgação
Iran Ferreira, o Luva de Pedreiro, e seu empresário, Allan Jesus, em Quijingue, na Bahia Imagem: Henrique Arcoverde/Divulgação

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

12/07/2022 13h57

A polêmica entre Iran Ferreira, o Luva de Pedreiro, e Allan Jesus, seu ex-empresário, segue ganhando novos capítulos. Em entrevista ao podcast Cara a Tapa, Allan negou que Iran tenha assinado o contrato entre eles sem a supervisão de um advogado, e ainda garantiu que ele sabe ler e escrever, ao contrário do que afirmou em entrevista ao Fantástico, da TV Globo.

Em reportagem exibida no Fantástico no dia 3 de julho, Iran é questionado sobre a leitura do contrato pelo repórter e afirma que nem ele e nem seus pais sabem ler.

Relembre o diálogo:

- Você não leu?
- Eu não sei ler muito, não.
- E seu pai, sabe ler?
- Sabe nada.
- E sua mãe.
- Pior.
- Então os três ali não sabiam ler direito.
- Não sabiam, não. Eu não sei, não.

Ao podcast, Allan Jesus garante que o Luva de Pedreiro é alfabetizado: "Sabe [ler e escrever]. Ele foi alfabetizado. Usa rede social, lê comentário, posta, escreve... Ele sabe ler e escrever".

Durante a conversa de quase duas horas com Rica Perrone, o empresário afirma que Iran Ferreira chegou a contratar uma advogada, que aprovou as cláusulas do contrato e até sugeriu duas mudanças: duração do acordo e multa por rescisão.

"Quando a gente começa a trabalhar, a gente assina esse contrato um mês depois, dentro do meu escritório. Eu pego esse contrato, leio junto com eles, explico tudo, tiro todas as dúvidas e deixo tudo claro", explica Allan Jesus.

"Um mês depois, o Iran constitui uma advogada, ela tem acesso ao contrato, é discutido e alterada uma das cláusulas. Em nenhum momento ela coloca em xeque nada do que eles estão falando hoje, sobre o valor da multa. E isso em abril. Ela só fala da multa ser bilateral, e eu concordo e a gente altera... E assim fica", completa.

Empresa de Falcão ofereceu dinheiro à família, diz Allan

Ao longo do podcast, o empresário se defendeu das acusações e ainda apresentou áudios em que, segundo ele, pessoas ligadas ao ex-jogador de futsal Falcão, novo agente de Luva, ofereceram dinheiro a família de Iran Ferreira enquanto ele ainda possuía vínculo profissional com o jovem.

Allan afirma que após algumas recusas de parceria com a empresa de Falcão, o pai do influenciador, Seu Vadinho, teria sido 'assediado' pelo grupo. Após o episódio, Seu Vadinho teria encaminhado um áudio de uma suposta integrante a empresa de Falcão, em que ela oferecia uma quantia em dinheiro.

"No dia 3 de março, o pai do Iran me encaminha o áudio de uma pessoa que tentou oferecer dinheiro escondido para eles. Eles entram direto no pai, que teve uma atitude muito correta, naquela época, me encaminha o áudio [da mensagem]", afirma Allan.

Na mensagem de voz exibida pelo empresário, uma mulher manifesta o desejo de presentear Luva de Pedreiro com uma camisa autografada por Falcão e que estariam dispostos a pagar pelo envio do acessório, sem nenhuma publicidade em cima da ação. No entanto, sem o conhecimento do ex-empresário de Iran.