Topo

Como o caldeirão de Saquarema ajudou Filipinho a ganhar etapa do Mundial

Filipe Toledo ergue o troféu de campeão do Oi Rio Pro, etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe - Daniel Smorigo/World Surf League
Filipe Toledo ergue o troféu de campeão do Oi Rio Pro, etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe Imagem: Daniel Smorigo/World Surf League

Gustavo Setti

Do UOL, em Saquarema (RJ)

29/06/2022 04h00

Saquarema matou a saudades do Circuito Mundial de Surfe após três anos. A etapa brasileira do tour não foi realizada em 2020 e 2021 devido à pandemia da covid-19 e retornou agora em 2022. A torcida do Brasil, já conhecida como a maior e mais apaixonada em uma etapa da elite do surfe, fez um caldeirão na praia de Itaúna e foi ao delírio com a vitória de Filipe Toledo, agora tricampeão na cidade.

O campeonato começou na última quinta-feira (23) com direito a enquadro de alguns torcedores para cima do japonês Kanoa Igarashi. Foi a primeira vez de Kanoa no Brasil desde a polêmica vitória dele contra Gabriel Medina na semifinal das Olimpíadas de Tóquio.

Na ocasião, o japonês venceu com uma nota contestada e ainda provocou a torcida brasileira no Twitter. Já em Saquarema, ele ouviu alguns gritos de "vacilão" após perder na estreia. Kanoa foi para a repescagem e acabou eliminado precocemente na segunda rodada.

"Claro que eu consigo ouvir [as críticas], tenho ouvidos, eu entendo. Eu torcia para o meu país também. Se tivesse um japonês no tour, eu torceria para ele. Faz parte. É competição. Não é guerra entre países, graças a Deus, é só competição de surfe, um esporte, e gosto muito de competição", disse Kanoa, em português, ao UOL Esporte.

A WSL (Liga Mundial de Surfe), que organiza o Circuito, tinha a expectativa de terminar o campeonato no fim de semana por causa do público maior, mas a falta de boas condições no mar fez com que a etapa se prolongasse até ontem, não que isso tenha sido um grande problema.

Em 2019, na última etapa em Saquarema, o público estimado foi de 40 mil pessoas no dia das finais. Neste ano, a WSL ainda não divulgou um prognóstico do público, mas quem acompanhou a transmissão na TV ou na internet pôde ver imagens aéreas que mostraram a areia lotada, ontem, nas finais masculina e feminina.

Filipinho, o rei de Saquarema

Torcida Saquarema - Thiago Diz/World Surf League - Thiago Diz/World Surf League
Torcedores lotaram a praia de Itaúna no último dia do Oi Rio Pro, em Saquarema
Imagem: Thiago Diz/World Surf League

Queridinho da torcida local com dois títulos na cidade até então, Filipinho foi o mais ovacionado no último dia de competições. Na semifinal, ele confirmou o favoritismo e eliminou Yago Dora. Depois, na decisão, tirou uma nota 10 e fez a torcida em Itaúna explodir, sem chances para Samuel Pupo. No feminino, a brasileira Tatiana Weston-Webb foi eliminada na semifinal pela campeã Carissa Moore.

Tricampeão em Saquarema, Filipinho não deixou de exaltar o clima na cidade após a cerimônia de premiação.

"O carinho da galera local não tem em nenhum lugar do mundo. Sou grato eternamente", disse o surfista de Ubatuba.

Com eles, ficou mais especial ainda, se tornou um dos melhores momentos da minha vida. Foi muito emocionante. Foi difícil conter as emoções na final. Mais uma vez o título fica aqui em casa." Filipe Toledo

O delírio por Filipinho foi tanto que quase resultou em acidente. Em meio a gritos de todos os lados para pedidos de fotos e autógrafos, o campeão passou ao lado da torcida, e a segurança precisou segurar uma grade de proteção que ia cair com gente tentando chegar mais perto do campeão. Mas não passou de um susto.