Topo

Surfe: Tati é derrotada por algoz de 2021 e cai na semi em Saquarema

Tatiana Weston-Webb caiu na semifinal da etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe, em Saquarema  - Daniel Smorigo/World Surf League
Tatiana Weston-Webb caiu na semifinal da etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe, em Saquarema Imagem: Daniel Smorigo/World Surf League

Gustavo Setti

Do UOL, em Saquarema (RJ)

28/06/2022 09h46Atualizada em 28/06/2022 16h07

Tatiana Weston-Webb está eliminada da etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe. A brasileira perdeu hoje (28) na semifinal em Saquarema para a pentacampeã mundial Carissa Moore. Tati era a única surfista do Brasil na chave feminina do evento realizado na praia de Itaúna.

A adversária da havaiana na grande decisão foi a francesa Johanne Defay. Carissa ficou com o título da etapa com direito a virada na última onda.

Durante o duelo na semifinal, Tati demorou para entrar na bateria e viu Carissa conseguir nota 7,00. A brasileira recebeu 4,07 após sua primeira onda e colocou 5,67 em sua segunda onda, enquanto a havaiana respondeu com um 5,70.

Depois, Tati pegou boa onda minutos mais tarde e recebeu 6,00, para diminuir a diferença. A brasileira agitou a torcida com sua onda seguinte, mas Carissa silenciou a praia ao responder logo em seguida e encaminhou a vitória com um 7,60. No fim, a havaiana ainda pegou mais uma grande onda e venceu por 14,60 pontos contra 11,77 da brasileira.

Carissa é a atual campeã olímpica e venceu Tati na grande decisão do WSL Finals do ano passado, que garantiu o título mundial de 2021 para a havaiana.

Elas já haviam se encontrado neste ano em Saquarema, antes da semifinal. Na primeira rodada, a brasileira venceu e mandou Carissa para a repescagem. Porém, Tati acabou levando a pior na semi.

Após a derrota, a brasileira comemorou o terceiro lugar em casa, mas disse que está tendo um ano "estranho".

"Esse resultado foi bem bom, só que claro que eu sei que dava para dar muito mais, ganhar o evento, meu surfe dava, mas não deu certo no fim. Estou muito feliz com a torcida essa semana, sou muito orgulhosa de ser brasileira", disse Tati, que se aproxima do top 5 - apenas as cinco primeiras do ranking disputam o título mundial em setembro.

"Agora estão faltando alguns resultados, estou lutando pelo top 5. Esse ano foi bem estranho, não foi muito normal, estou tentando focar só em mim, no meu surfe e continuar melhorando no meu surfe e nas baterias."