Topo

Algoz de Medina em Tóquio é criticado no Brasil e quer paz: 'Não é guerra'

Kanoa Igarashi venceu Gabriel Medina em bateria polêmica nas Olimpíadas de Tóquio 2020 - REUTERS/Lisi Niesner
Kanoa Igarashi venceu Gabriel Medina em bateria polêmica nas Olimpíadas de Tóquio 2020 Imagem: REUTERS/Lisi Niesner

Gustavo Setti

Do UOL, em Saquarema (RJ)

23/06/2022 14h40

O japonês Kanoa Igarashi foi criticado por alguns torcedores brasileiros, hoje, na saída do mar após sua bateria na primeira rodada da etapa de Saquarema do Circuito Mundial de Surfe. Após ser derrotado, o surfista falou sobre a recepção negativa de parte da torcida em sua primeira vinda ao Brasil desde a polêmica vitória contra Gabriel Medina na semifinal das Olimpíadas de Tóquio, no ano passado.

"Claro que eu consigo ouvir [as críticas], tenho ouvidos, eu entendo. Eu torcia para o meu país também. Se tivesse um japonês no tour, eu torceria para ele. Faz parte. É competição. Não é guerra entre países, graças a Deus, é só competição de surfe, um esporte, e gosto muito de competição", disse Kanoa, em português, em entrevista exclusiva ao UOL Esporte. Agora, ele quer paz.

"Tem uma energia positiva aqui na praia. No ano passado, foi muito dark. Mas quando chega na praia, está sol, todo mundo curtindo, é difícil ficar chateado. Gostei muito da vibe da praia e agradeço muito aos fãs. Claro que não sou brasileiro, mas continuo amando a cultura brasileira. Eu amo muito tudo do Brasil. Se eu tiver um fã, já estou contente. Mesmo se não tiver fãs aqui, estou muito feliz."

A vitória do surfista japonês contra Medina na semifinal olímpica foi questionada por conta de uma nota recebida por Kanoa durante a bateria. Um dos favoritos ao pódio, o brasileiro deixou a praia de Tsurigasaki decepcionado após o encerramento das disputas. O japonês ficou com a medalha de prata ao ser derrotado por Italo Ferreira na final.

Após a vitória sobre Medina nas Olimpíadas, Kanoa usou o Twitter para provocar os brasileiros. "Chora, chora que estou feliz", escreveu.

Kanoa nasceu nos Estados Unidos, morou em Portugal e passou a representar o Japão no Circuito Mundial de Surfe para poder competir pelo país nas Olimpíadas de Tóquio.

Na estreia hoje em Saquarema, ele ficou em segundo lugar em sua bateria, vencida pelo brasileiro Yago Dora. Kanoa agora vai para a repescagem tentar uma vaga nas oitavas de final.