Topo

Hamilton, Medina e mais: atletas que tiveram problemas com a saúde mental

Naomi Osaka, Lewis Hamilton e Gabriel Medina recentemente revelaram problemas com saúde mental - Montagem/ Fórmula 1, Getty e World Surf League
Naomi Osaka, Lewis Hamilton e Gabriel Medina recentemente revelaram problemas com saúde mental Imagem: Montagem/ Fórmula 1, Getty e World Surf League

Do UOL, em São Paulo

08/04/2022 04h00

Acostumados a levar seus corpos ao limite na busca por títulos e recordes, atletas como o piloto Lewis Hamilton e o surfista Gabriel Medina recentemente falaram sobre o enfrentamento de problemas relacionados à saúde mental.

Heptacampeão mundial de Fórmula 1, Hamilton admitiu, após derrota dramática no Grande Prêmio de Abu Dhabi, que tem "lutado mental e emocionalmente por muito tempo". Já Medina abriu mão de parte desta temporada em prol de sua saúde física e mental.

A dupla, porém, não é a única a sofrer com questões psicológicas no decorrer da carreira, e o UOL Esporte separou alguns destes casos.

Gabriel Medina

Gabriel Medina - Reuters - Reuters
Imagem: Reuters

Tricampeão mundial de surfe, Gabriel Medina surpreendeu ao anunciar uma pausa na carreira para cuidar de sua saúde física e mental. Além de sofrer com uma lesão no quadril, Medina afirmou que estava "no limite" após viver uma "montanha-russa de emoções" no decorrer do ano passado.

Em 2021, o surfista conquistou o sonhado terceiro título mundial de surfe, mas rompeu relações com a mãe, Simone Medina, e o padrasto, Charles Saldanha, e enfrentou problemas em sua participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Já no início deste ano, se separou da modelo Yasmin Brunet. Diante disso, Gabriel optou por uma pausa na carreira, com volta prevista para maio.

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton - Dan Istitene/Getty - Dan Istitene/Getty
Imagem: Dan Istitene/Getty

Em meio a um início de temporada frustrante na Fórmula 1, o heptacampeão mundial Lewis Hamilton relatou que está passando por momentos complicados e que seguir em frente está sendo um "esforço constante".

"Já foi um ano tão difícil com tudo o que está acontecendo ao nosso redor. Difícil permanecer positivo em alguns dias. Tenho lutado mental e emocionalmente por muito tempo, seguir em frente é um esforço constante, mas temos que continuar lutando. Temos muito a fazer e alcançar", escreveu Hamilton nos Stories do Instagram.

Esta, porém, não é a primeira vez que Hamilton reflete sobre a dificuldade de manter a saúde mental. Em 2019, o britânico afirmou que "é comum sofrer com problemas mentais e é bem difícil ficar bem quando você chega ao fundo do poço".

Douglas Souza

Douglas Souza - WILLIAN MOREIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - WILLIAN MOREIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: WILLIAN MOREIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Campeão olímpico na Rio 2016 e sensação nos Jogos de Tóquio, o jogador de vôlei Douglas Souza foi mais um a pausar a carreira para tratar da saúde mental. Após curta passagem pelo Vibo Valentia, da Itália, Douglas retornou ao Brasil e, no fim de abril, anunciou a aposentadoria da seleção brasileira.

Em postagem nas redes sociais, Douglas Souza revelou ter tratado de uma depressão e afirmou que "nossa saúde mental é uma coisa extremamente importante, (...) mas, infelizmente, estando na seleção era muito difícil ter esse tempo".

Fora da seleção e sem um clube no Brasil, Douglas Souza será um dos participantes do "Dança dos Famosos", quadro do "Domingão", programa da Globo.

Simone Biles

Simone Biles - Jamie Squire/Getty Images - Jamie Squire/Getty Images
Imagem: Jamie Squire/Getty Images

A ginasta multicampeã Simone Biles surpreendeu a todos ao desistir de grande parte das provas nas Olimpíadas de Tóquio para preservar sua saúde mental. Biles conquistou duas medalhas e ganhou a admiração de muitos por expor sua luta no decorrer da principal competição esportiva do mundo.

Biles vem sofrendo "twisties" desde os Jogos Olímpicos, um fenômeno que causa a perda de noção de espaço, impedindo a atleta de realizar os movimentos que está acostumada a fazer em situações normais.

Após as Olimpíadas, Biles admitiu que que ainda tinha "medo de fazer ginástica" e que poderia se aposentar para preservar sua saúde mental.

Naomi Osaka

Naomi Osaka - Reuters - Reuters
Imagem: Reuters

Também no ano passado, a tenista japonesa Naomi Osaka abriu mão de dois Grand Slams (principais competições da temporada) em prol de sua saúde mental.

Sofrendo com "longas crises de depressão" desde 2018, a atleta —então número 2 do mundo— abandonou Roland Garros após a organização do torneio multá-la por se recusar a dar entrevistas. Osaka queria evitar o contato com a imprensa justamente para preservar sua saúde mental. Na sequência, ela não disputou o torneio de Wimbledon.

Meses depois, Osaka anunciou uma pausa na carreira por tempo indeterminado. "Preciso descobrir o que quero fazer. Não sei quando vou jogar minha próxima partida de tênis", disse a japonesa, que retornou às competições este ano.

Liz Cambae

Liz Cambae - Ethan Miller/Getty Images - Ethan Miller/Getty Images
Imagem: Ethan Miller/Getty Images

Estrela da NBA e do basquete australiano, Liz Cambae desistiu de participar das Olimpíadas de Tóquio, no ano passado, após sofrer com ataques de pânico e dificuldade para comer e dormir.

"Não é nenhum segredo que no passado eu lutei com minha saúde mental e recentemente estive muito preocupada em ir para uma 'bolha' nas Olimpíadas. Sem família. Sem amigos. Sem fãs. Sem sistema de apoio fora do meu time. É honestamente assustador para mim", publicou a atleta, que tem feito uso de medicamentos para controlar a ansiedade.