Topo

Naomi Osaka cita depressão e abandona Roland Garros: 'Melhor para o torneio'

Tenista se envolveu em uma briga com os organizadores por se recusar a participar de coletivas de imprensa - Getty Images
Tenista se envolveu em uma briga com os organizadores por se recusar a participar de coletivas de imprensa Imagem: Getty Images

31/05/2021 15h42

A tenista japonesa Naomi Osaka, número 2 do mundo, envolvida em uma briga com os organizadores de Roland Garros por se recusar a participar de coletivas de imprensa, anunciou hoje que abandona o Grand Slam.

"O melhor para o torneio, para os outros jogadores e para o meu bem-estar é a minha saída (do torneio) para que cada um volte a se concentrar no tênis", escreveu a japonesa no Twitter.

Leia o comunicado:

"Acho que o melhor para o torneio, para os outros jogadores e para o meu bem-estar é a minha saída para que cada um volte a se concentrar no tênis em Paris. Eu nunca quis ser uma distração e confesso que a minha mensagem poderia ter sido mais clara.

Mais importante, eu nunca exagerei em usar termo 'saúde mental'. A verdade é que eu tenho sofrido com longas crises de depressão desde o US Open de 2018 e tenho muita dificuldade para lidar com isso.

Todo mundo sabe que eu sou introvertida e qualquer pessoa que me assista em um torneio vai notar que muitas vezes eu ando com fones de ouvido, isso me ajuda a lidar com a ansiedade.

Os jornalistas que trabalham com tênis sempre foram educados comigo (e eu gostaria de pedir desculpas a todos os bons jornalistas que eu possa ter machucado). Eu não sou uma pessoa que gosta de falar em público e fico muito ansiosa quando tenho que falar com a imprensa. Eu fico muito nervosa e estressada enquanto tento dar as melhores respostas possíveis.

Então aqui em Paris, eu estava me sentindo muito ansiosa e vulnerável e pensei que a melhor forma de cuidar de mim seria não participar das entrevistas coletivas. Eu anunciei isso com antecedência, porque acredito que as regras estão datadas e que precisamos chamar atenção para isso.

Escrevi de forma particular meu pedido de desculpas para a organização do torneio e disse que gostaria de conversar com eles depois do torneio, já que o Grand Slam é muito intenso.

Vou passar um tempo fora das quadras agora, mas quando for o momento certo, eu gostaria de discutir maneiras de tornar as coisas melhores para os jogadores, para a imprensa e para os torcedores. Espero que todos estejam bem e seguros. Amo todos vocês."