Topo

Fórmula 1

Ex-F1 diz que Rosberg quase morreu após vencer Hamilton em 2016

Nico Rosberg e Lewis Hamilton, pilotos da Mercedes, durante a temporada de 2016 da F1 - Clive Mason/Getty
Nico Rosberg e Lewis Hamilton, pilotos da Mercedes, durante a temporada de 2016 da F1 Imagem: Clive Mason/Getty

Do UOL, em São Paulo

07/04/2022 11h29

Poucos dias após superar Lewis Hamilton e se sagrar campeão da Fórmula 1 em 2016, o alemão Nico Rosberg anunciou a sua aposentadoria da categoria, aos 31 anos. Para Heikki Kovalainen, ex-companheiro do piloto inglês nos tempos de McLaren, o duelo contra o heptacampeão "quase matou" Rosberg na época.

"Rosberg teve que usar todas as suas ferramentas para conseguir superar Hamilton e isso quase o matou. Ele próprio disse isso, que não conseguiria fazer outra temporada como aquela ou estaria morto", contou o finlandês, em entrevista à 'TalkSport'.

Rosberg e Hamilton eram companheiros na Mercedes e corriam juntos desde 2013. Três anos depois, o alemão conquistou o seu único título da categoria por cinco pontos de diferença para o inglês.

Kovalainen acrescentou que o nível de desempenho de Hamilton é tão alto que exige "muito esforço, foco e energia" dos pilotos, mesmo para "super talentos" como Max Verstappen e principalmente para seus companheiros de equipe. "Nem todos conseguem lidar com isso", completou.

O finlandês foi companheiro de Hamilton nas temporadas de 2008 e 2009. Sobre trabalhar ao lado do hoje heptacampeão mundial, ele disse que "não há muitos trabalhos mais difíceis no esporte mundial."

"Você fica sem energia. Eu não tinha margem suficiente para fazer os tempos e as corridas que ele fez, então não foi fácil", contou. Kovalainen destacou ainda que todos sabiam que Hamilton era "muito bom", mas que não imaginava que ele igualaria os sete títulos de Michael Schumacher.

"Já era óbvio que ele seria campeão mundial um dia, era bastante óbvio desde muito jovem e acabou sendo o caso. Não é apenas puro talento, há muitos caras talentosos por aí, acho que em Lewis o talento e o trabalho se combinaram", opinou.

Por fim, o ex-piloto da F1 comentou que sempre se deu bem com Hamilton porque nunca se tornou "uma grande ameaça para ele". Além disso, ele acredita uma das razões para Rosberg ter "sido capaz de resistir" é porque ele e o inglês não se davam bem.

Fórmula 1