Topo

Quem é Carl Nassib, o primeiro jogador a se assumir gay na NFL

Carl Nassib, defensive end do Las Vegas Raiders e primeiro jogador a se assumir gay na NFL - Reprodução/Instagram
Carl Nassib, defensive end do Las Vegas Raiders e primeiro jogador a se assumir gay na NFL Imagem: Reprodução/Instagram

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

22/06/2021 12h40

Em meio às celebrações do mês do orgulho LGBTQIA+, o atleta Carl Nassib mudou a NFL para sempre ontem (21), ao se tornar o primeiro jogador da liga de futebol americano a se declarar abertamente gay. Ele contou em um vídeo publicado nas redes sociais, que repercutiu com atletas de todos os EUA o apoiando.

Aos 28 anos, Nassib se prepara para sua sexta temporada na NFL. Ele foi draftado em 2016, passou por Cleveland Browns e Tampa Bay Buccaneers e atualmente joga na linha defensiva do Las Vegas Raiders. Em cinco anos, sempre foi titular.

Carl Nassib é natural de West Chester, no estado da Pennsylvania, e cresceu com quatro irmãos. Um dos irmãos mais velhos, Ryan Nassib, foi quarterback na NFL por quatro anos; outro, John, jogou no futebol americano universitário. Neste ambiente de esporte de alto rendimento, não demorou para Carl seguir os passos dos irmãos.

Entre escola e universidade, Carl sempre estudou e jogou perto de casa. Durante o colegial ele chegou a disputar competições no atletismo e no basquete, já com quase os 2,01m que tem atualmente, mas preferiu o futebol americano. Então conseguiu uma bolsa na Penn State, a meia hora de onde morava, e provou que a escolha pela bola oval tinha mesmo sido correta.

Ele foi eleito entre os dez melhores defensores do futebol americano universitário dos EUA em 2015 e ganhou outros prêmios individuais antes de ser escolhido na terceira rodada do Draft da NFL de 2016, pelos Browns. De lá para cá já foram 73 partidas na liga.

Nassib em ação pelos Raides na temporada passada, a sua quinta como jogador da NFL - Getty Images - Getty Images
Nassib em ação pelos Raides na temporada passada, a sua quinta como jogador da NFL
Imagem: Getty Images

Carl Nassib não gosta de expor publicamente. Nas redes sociais, por exemplo, a ampla maioria de suas publicações é sobre futebol americano, com uma ou outra exceção para registros da família.

"Sou uma pessoa muito reservada, então não estou fazendo isso por atenção", disse Carl Nassib no vídeo em que se assumiu. "Só penso que representatividade e visibilidade são muito importantes. Espero que um dia vídeos como esse não sejam mais necessários."

O jogador ainda anunciou a doação de 100 mil dólares (cerca de R$ 500 mil) para a Trevor Project, uma organização de apoio a jovens LGBTQIA+ nos Estados Unidos.

A declaração de Nassib acontece sete anos após Michael Sam ser selecionado pelo então St. Louis Rams e se tornar o primeiro jogador abertamente gay a ser draftado na NFL. Sam, no entanto, nunca chegou a jogar na liga. Antes dele, outros atletas de futebol americano já haviam se assumido gays ou bissexuais, mas nenhum deles enquanto jogador de um time da NFL, o que mudou ontem.