Topo

MMA


Jairzinho do UFC é do Suriname e ganhou nome por causa de ídolo da seleção

Jairzinho Rozenstruik, lutador do UFC - Jeff Bottari/Zuffa LLC
Jairzinho Rozenstruik, lutador do UFC Imagem: Jeff Bottari/Zuffa LLC

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

05/06/2021 04h00

O paranaense Augusto Sakai será o representante do Brasil na luta principal do evento do UFC em Las Vegas (EUA) na noite de hoje (5). Do outro lado, estará um adversário que leva no nome a importância do futebol brasileiro pelo mundo. Jairzinho Rozenstruik se chama assim por causa de Jairzinho, o "Furacão" da Copa do Mundo de 1970.

Os pais de Rozenstruik eram fãs de futebol e decidiram homenagear o ex-ponta-direita 18 anos depois de ele marcar em todos os jogos da Copa de 70, feito jamais igualado por outro brasileiro. "Acho que eles esperavam que eu fosse me tornar jogar de futebol, mas não foi o caso", brincou o lutador, no fim de 2019, em entrevista à "ESPN" dos Estados Unidos.

Jairzinho antes de jogo da Copa do Mundo de 1974  - VI Images via Getty Images - VI Images via Getty Images
"Furacão" da Copa de 70, Jairzinho inspirou os pais de Jairzinho Rozenstruik
Imagem: VI Images via Getty Images

Foi o futebol que colocou Jairzinho Rozenstruik no caminho das lutas. Ele tinha 17 anos quando se envolveu em uma briga jogando bola. Irritado, o treinador do time disse ao menino que ele deveria treinar kickboxing se era para ficar desferindo socos nos outros. Ele seguiu o conselho.

Sete anos depois, Jairzinho entrou no MMA. A carreira, no entanto, foi interrompida quando ele foi preso em 2014 na Holanda com outros sete surinameses, acusados de transportarem drogas. No momento da detenção, os sete disseram que estavam indo para um evento de kickboxing. O lutador ficou preso por 14 meses antes de as autoridades concluírem que ele não estava envolvido com os outros sete. Diferentemente deles, ele realmente estava indo para um evento de kickboxing.

Jairzinho retomou a carreira em 2017. Ele foi contratado pelo UFC dois anos mais tarde, quando venceu o brasileiro Júnior Albini na estreia. Desde então, fez mais seis lutas, vencendo quatro, incluindo uma sobre o ex-campeão Junior Cigano, e sendo derrotado em outras duas - uma pelo atual dono do cinturão, Francis Ngannou, e na mais recente por Ciryl Gane.

Augusto Sakai espera voltar aos trilhos nos pesos-pesados

Assim como Rozenstruik, Augusto Sakai vem de derrota. O brasileiro foi nocauteado por Alistair Overeem em setembro do ano passado e encerrou sua invencibilidade de quatro lutas no UFC. Em nono no ranking dos pesados, ele trata o revés como um "percalço" em seu caminho rumo ao cinturão.

Augusto Sakai comemora vitória sobre Marcin Tybura, em 2019 - Jeff Bottari/Zuffa LLC - Jeff Bottari/Zuffa LLC
Augusto Sakai comemora vitória sobre Marcin Tybura
Imagem: Jeff Bottari/Zuffa LLC

"Todo mundo viu que até o terceiro round foi uma luta muito boa, todo mundo gostou, todo mundo viu a minha performance, então isso não vai me atrasar muito não. Espero poder continuar subindo após a vitória de sábado", afirmou, em entrevista ao UOL Esporte.

Jairzinho chegou ao UFC como um fenômeno do MMA. Mesmo com as derrotas recentes do surinamês, Sakai acredita que uma vitória sobre ele o colocará nas cabeças dos pesados. "É um cara que está no hype, que teve uma ascensão muito rápida dentro da categoria. Lutar com ele e vencê-lo me lança lá para cima."

O card principal do evento está marcado para começar às 20h (de Brasília). Com a luta principal envolvendo dois nocauteadores, Sakai acredita que o duelo não durará muito tempo. "São dois lutadores que gostam da porrada. Se a luta acabar rápido não vai ser surpresa alguma."