Topo

Olimpíadas: Mais de 30 cidades-sede abandonam seus planos de sediar atletas

Bandeira Olimpíadas -
Bandeira Olimpíadas

Colaboração para o UOL

12/05/2021 12h24

Segundo informações publicadas pelo diário espanhol Marca, ao menos 31 municípios japoneses cancelaram seus programas de 'Cidade-sede' dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio devido à preocupação com a covid-19. Tais municípios se comprometeram a receber atletas estrangeiros em campos de treinamento e, também, para intercâmbio cultural antes do início dos Jogos.

Em abril, a prefeitura de Chiba, a leste de Tóquio, informou que a Federação de Atletismo dos Estados Unidos não realizaria um rali pré-olimpíco por preocupações com a segurança dos atletas. Além disso, a seleção britânica de basquete em cadeira de rodas e a equipe russa de esgrima não treinarão na prefeitura de Fukui, como antes planejado.

O governo japonês está procurando cobrir as despesas das cidades anfitriãs por conta das medidas anti-covid-19 e tem preparado diretrizes. Entretanto, os municípios menores vêm tendo dificuldades para conseguir a equipe necessária para o trabalho adicional, enquanto um crescente número de equipes estrangeiras se retira por conta própria.

Até o final de abril, 528 municípios haviam se inscrito para receber atletas de 184 países e regiões em um programa único para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Assim, o governo pede que as interações dessas comunidades continuem por outros meios.