Topo

Casagrande detona gestão de Bolsonaro na pandemia: 'Retrocesso total'

Casagrande no Globo Esporte comenta a continuidade do futebol no Brasil - Transmissão TV Globo
Casagrande no Globo Esporte comenta a continuidade do futebol no Brasil Imagem: Transmissão TV Globo

Do UOL, em São Paulo

26/03/2021 14h53

O Brasil tem registrado recordes diários em relação ao número de novos casos e óbitos em decorrência da pandemia. Apesar da vacinação, hoje, o país é o epicentro da doença. Comentarista do Grupo Globo, Walter Casagrande Jr. criticou Jair Bolsonaro, presidente da república, pela má gestão da pandemia.

"Eu queria destacar o que a seleção norueguesa fez ao entrar em campo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Vestiram a camisa com uma mensagem lembrando a importância dos direitos humanos, levantando a questão sobre os trabalhadores que estão se dedicando para construir estádios e deixar tudo pronto para os atletas e celebridades. O mundo precisa de mensagens assim. Eu não vejo nada disso no Brasil. Estamos vivendo um momento caótico por conta do Jair Bolsonaro", disse o comentarista hoje no "Seleção", do SporTV.

Casagrande lembrou dos 45 anos do golpe militar na Argentina e como o Brasil trata de forma antagônica o tema. Para ele, que teve voz ativa na época da 'Democracia Corintiana', falta posicionamento dos atletas atualmente.

"O futebol é uma arma fortíssima para se passar mensagens. É muito bonito o que os clubes argentinos fizeram essa semana, lembrando dos 45 anos do golpe militar. Mas aqui no Brasil, como um país vai produzir memória desse tipo, se o presidente da república nega que teve golpe militar no Brasil? Ele nega as mortes e as torturas. E ainda disse que essa pandemia não passava de uma gripezinha. Como um país desse vai ter memória?", questionou.

"Pela postura do Jair Bolsonaro, Rogério Caboclo e Reinaldo Carneiro Bastos, eu não acredito que todos os jogadores brasileiros são alienados. Acredito que muitos sejam politizados e muitos sofrem com tudo isso que está acontecendo. Só que pela postura ditatorial, autoritária e de intimidação desses dirigentes, os atletas pensam duas vezes antes de se manifestar. É difícil para gente ver um país vizinho totalmente consciente da história e do terror que aconteceu, enquanto a gente aqui pensando em carnaval e continuar jogando futebol. O Brasil está em uma estrada para trás. Estamos em um retrocesso total", finalizou.

Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, 97.586 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus foram registrados nas últimas 24 horas. Até aqui, o dia com mais casos registrados foi na semana passada, no dia 17, com 90.830 novos diagnósticos. Com isso, o Brasil consolida a sua posição como epicentro da doença no mundo ao se tornar o país com maior registro de infectados em apenas um dia.