Topo

Comentaristas do Seleção SporTV elogiam nova regra sobre troca de técnicos

Rogério Caboclo, presidente da CBF - Reprodução
Rogério Caboclo, presidente da CBF Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/03/2021 14h29

O Conselho Técnico do Brasileiro da Série A aprovou a limitação de troca de técnico para a edição 2021. Pela nova regra, aprovada pelos times, um clube só poderá demitir o técnico para contratar um novo em uma única oportunidade.

Enquanto isso, o treinador só poderá pedir para sair uma vez ou não poderá mais dirigir o time na competição. A mudança foi uma proposta da CBF aprovada por 11 a 9 pelos clubes. Pela regra, que será colocada no regulamento do Brasileiro, o clube até pode demitir mais de uma vez o técnico, mas na segunda demissão só poderá usar um interino que esteja na divisão de base da equipe ou seja da comissão técnica, isto é, esteja há seis meses na equipe. Substituições ou contratações de treinadores interinos, portanto, não contam.

Comentarista do Grupo Globo, Petkovic elogiou a medida aprovada pela maioria dos clubes que integram a Série A do Campeonato Brasileiro. Entretanto, o ex-jogador fez a ressalva de que os dirigentes tentem driblar a nova recomendação.

"A minha preocupação é que quando um time exceder o número de trocas de treinador, vai haver a discussão para o treinador pedir demissão e não o clube demiti-lo. Por uma série de questões, sobretudo financeira. Ainda acho que a regra da Europa é melhor ao impedir que um treinador dirija duas equipes da mesma competição na mesma temporada. Mas pode ser um avanço. É um passo adiante para tentar impedir tantas demissões no futebol brasileiro", disse Petkovic na edição de hoje do 'Seleção Sportv'.

Já Cléber Machado, narrador do Grupo Globo, entendeu a mudança como uma imposição. Para ele, regras mais rígidas no que se refere à demissão de treinadores podem trazer benefícios para o futebol brasileiro.

"É uma pena que a gente precise de imposições para fazer o que é razoavelmente coerente. No entanto, não acho que é uma imposição contra a demissão. É uma tentativa de racionalizar um pouco essa constante troca de treinadores. Não é razoável que um campeonato com 20 times e 38 rodadas tenha 25 trocas de treinadores. Isso passava toda responsabilidade para o demitido ou para o recém-contratado. Parece uma imposição, e talvez até seja. Mas quem sabe não é uma imposição salutar para o futebol brasileiro", afirmou Cléber Machado.

Comentarista do Grupo Globo, Caio Ribeiro também elogiou a proposta da CBF e alertou que com a nova medida, a responsabilidade dos dirigentes aumenta ao decidir por novas contratações.

"Achei ótima a mudança nas regras de demissão de treinadores para o Campeonato Brasileiro. Acho que precisamos reeducar os nossos dirigentes, parar de jogar para arquibancada e assumir a responsabilidade. Não na hora de demitir, é na hora de contratar. Se não tiver consciência do que estão fazendo, a conta vai chegar no final do campeonato. E claro, traz mais estabilidade para carreira dos treinadores. O que move o futebol é a paixão. Mas isso tem que ficar na arquibancada. Os profissionais que dirigem os clubes precisam estar preparados para tomada de decisão", completou.

A proposta pela redução de troca de treinadores já havia sido discutida pela CBF em duas oportunidades. No entanto, os clubes haviam rejeitado a mudança em edições anteriores.

Desta vez, na lista dos clubes que foram contra a nova norma, estão Grêmio, Flamengo, Bahia, Fortaleza, Ceará, Juventude, Athletico-PR, Atlético-GO e Cuiabá. Os outros 11 clubes favoráveis à nova regra são Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Red Bull Bragantino, Atlético-MG, Internacional, América-MG, Chapecoense, Sport e Fluminense.