Topo

Breiller exalta trabalho de Abel no Palmeiras e critica desmerecimento

Abel Ferreira comanda o Palmeiras durante partida contra o Delfín, pela Copa Libertadores - Marcello Zambrana/AGIF
Abel Ferreira comanda o Palmeiras durante partida contra o Delfín, pela Copa Libertadores Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/12/2020 22h27

O Palmeiras chegou a mais uma semifinal de Libertadores ao vencer o Libertad por 3 a 0 na última terça (15). No entanto, muito tem se falado sobre os chaveamentos fáceis que o time de Abel Ferreira pegou, sem encarar times mais tradicionais tanto no torneio Sul-Americano como na Copa do Brasil. Mas, para o jornalista Breiller Pires, essa 'sorte' é secundária e o desempenho da equipe é o mais importante.

"É preciso valorizar o que o Palmeiras fez [até agora], independente dos adversários. Acho injusto tratar o Libertad como uma baba. A campanha na fase de grupos foi ruim, mas o Libertad mudou muito de lá para cá, trocou o técnico, conseguiu organizar a equipe, jogando num estilo diferente, mais físico e vertical. O Libertad foi um time chato nesse confronto. Até a expulsão, ontem, o Palmeiras teve dificuldade, o Libertad perdeu oportunidades. O Delfín, sim, era um time fraco, que o Palmeiras tinha obrigação de passar".

O comentarista ainda argumentou contra essa cultura de valorizar apenas adversários fortes no caminho das equipes.

"Acho que se gasta muita energia tentando desmerecer o sucesso, o bom trabalho de alguns clubes. Tem acontecido com o Palmeiras, uma tentativa de desmerecer o bom momento. Fico pensando, será que o torcedor do Grêmio, que em 2017 não enfrentou nenhum campeão de Libertadores, acha que o título foi menor que o de 95? Então, não é justo desmerecer o Palmeiras por causa dos adversários. É preciso se exaltar que cumpriu a obrigação contra o Delfin e fez um confronto muito sólido, na volta, contra o Libertad. E, além dos números, o desempenho é bom, tem jogado bem, tem convencido, os jogadores estão subindo de produção. Se for contra o River, acho que tem condições de enfrentar de igual para igual, de repetir o bom desempenho, porque o trabalho tem se mostrado consistente" completou.