Topo

Disney segue reformulação e demite principal chefe do Fox Sports

Marcio Moron, executivo que deixa o Fox Sports no Brasil - Reprodução
Marcio Moron, executivo que deixa o Fox Sports no Brasil Imagem: Reprodução

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

30/11/2020 13h09

A Disney deu continuidade a sua reformulação no Fox Sports nesta segunda-feira (30), ainda como consequência do processo de fusão entre os canais esportivos da empresa no Brasil - Fox e ESPN. Márcio Moron, vice-presidente de jornalismo e principal executivo do Fox Sports, foi dispensado hoje dos seus trabalhos. Outros dois executivos importantes - Paula Young, diretora artística, e Luiz Santos, vice-presidente de engenharia - também foram demitidos.

A informação é confirmada pela Disney ao UOL Esporte. Em comunicado, a assessoria da empresa explicou os motivos.

"Nosso pilar de esportes está passando por um processo de transformação para oferecer um conteúdo ainda mais variado e qualificado para a audiência do Brasil. A reformulação faz parte do planejamento da Companhia que seguirá investindo em sua programação esportiva, contando com um extenso portfólio de direitos, além de uma equipe de jornalismo referência junto aos fãs de esportes", manifestou a nota oficial.

Márcio Moron estava no Fox Sports desde 2012. Até fevereiro, quando Eduardo Zebini saiu do canal, era o segundo executivo com maior poder da casa. Após isso, virou o "número 1" do canal, mas já em maio, com a aprovação da fusão, passou a responder para o Head de Esportes da Disney Brasil., Carlos Maluf.

Com a saída de Moron, a Disney assume totalmente a linha editorial do Fox Sports. O próprio Carlos Maluf vai tocar este trabalho, juntamente com Rubens Pozzi e João Simões. Vale ressaltar que, por questões de acerto com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), o Fox Sports só pode ser tirado do ar após 31 de dezembro de 2021. Em janeiro de 2022, a Disney pode devolver a marca aos donos americanos.

Este mês de dezembro será um mês crucial para o Esporte da Disney. Como informou o UOL Esporte ontem (29), são mais de 50 contratos entre apresentadores, comentaristas e ex-jogadores que serão analisados. Entre eles, estão nomes como João Guilherme, Oswaldo Paschoal, Benjamin Back, William Tavares e Fernando Nardini.