Topo

Globo chega a acordo e citará naming rights de arenas a partir desta sexta

Neo Química Arena é o novo nome da Arena Corinthians - Reprodução/TV Corinthians
Neo Química Arena é o novo nome da Arena Corinthians Imagem: Reprodução/TV Corinthians

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

04/09/2020 17h58

A Globo conversou com o Corinthians e chegou a um acordo para citar, a partir desta sexta (4), os naming rights de estádios de futebol dos clubes brasileiros. O movimento se deu, principalmente, por causa da compra da Hypera Pharma dos direitos do arena do Corinthians, que passou nesta semana a se chamar Neo Química Arena - a Hypera é um dos anunciantes do futebol da Globo desde 2019.

A mudança já consta na tabela do Brasileirão disponível no site esportivo da Globo. No fim de tarde, profissionais da TV foram avisados da nova orientação, que será seguida daqui para frente. Nas diretrizes internas, a Globo decidiu que vai usar o nome patrocinado nos telões, tarjas e créditos de programas esportivos e transmissões. A exceção é em reportagens e entradas ao vivo, onde os repórteres não usarão o nome patrocinado.

A troca já será perceptível nos jogos do fim de semana. Corinthians x Botafogo, marcado para manhã (5), deve ser o primeiro jogo do Timão com a nova orientação. Tal acordo também beneficia o Palmeiras, que terá o seu estádio chamado de Allianz Parque seis anos depois de sua inauguração oficial. A Globo optou por isto para não criar um mal-estar com o rival do clube corintiano, que sempre pleiteou a citação da marca desde 2014 - fato este que sempre foi criticado por sua torcida. A emissora não queria ser acusada de privilegiar o Timão. A Arena Fonte Nova, onde o Bahia costuma mandar seus jogos, e a Arena MRV, futuro estádio do Atlético Mineiro, também serão contemplados com a nova medida.

Mesmo com essa orientação, o Red Bull Bragantino ainda não terá seu nome completo citado totalmente. O time de Bragança Paulista continuará sendo chamado como sempre foi, por causa do contrato acordado entre as partes para os direitos de transmissão, fechado no mês passado para a exibição do Brasileirão em TV aberta, paga e pay-per-view, que não prevê a citação.

Desde que começou a transmitir futebol, a Globo sempre argumentava que era uma política da empresa citar apenas marcas que pagam para a emissora e que são suas parceiras comerciais. É o caso da Hypera Pharma, que para aparecer no futebol deste ano, pagou uma cota de R$ 307 milhões para estar no grupo de comunicação.

As conversas aconteceram ao longo da semana entre clube, empresa e emissora. Uma cláusula no contrato de TV entre Timão e Globo previa que, se o Corinthians vendesse esses naming rights, a empresa seria obrigada a conversar para a citação ocorrer. No fim, se encontrou um final feliz, como queria o presidente do clube paulista, Andrés Sanchez.

Procurada oficialmente pelo UOL Esporte, a emissora confirmou a nova medida em comunicado, que definiu como fruto da boa relação com os clubes. A Globo também diz que não fere o contrato com os seus parceiros com a nova orientação.

"A partir deste sábado, dia 5, a Globo passa a citar nas transmissões dos jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil a marca patrocinadora de arenas esportivas. Essa decisão é fruto do diálogo constante que a Globo mantém com os clubes, sempre respeitando os acordos estabelecidos com as marcas parceiras das transmissões esportivas da emissora. Como parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas, a Globo busca sempre as melhores soluções para os que apoiam o desenvolvimento do esporte no país", diz a Globo.

"Revolução", diz Andrés Sanchez sobre decisão da Globo

Após a confirmação da Globo, o presidente do Corinthians Andrés Sanchez falou em sua conta no Twitter sobre a mudança de política. O mandatário corintiano celebrou o que chamou de uma revolução no futebol brasileiro, e disse ter prazer em usar sua influência para ajudar todos os parceiros que apostam dinheiro nos times nacionais.

"Agradeço a todos os veículos e comentaristas que tiveram a grandeza de reconhecer que o futebol mudou. Gratificante saber que novamente o Corinthians com sua grandeza está ajudando a revolucionar o futebol brasileiro. Serão todos bem-vindos à Neo Química Arena Vai Corinthians!", disse o mandatário do clube.