Topo

Disney decide compartilhar NFL, que passa a ter jogos em ESPN e Fox Sports

Quarterback Patrick Mahomes em ação no Super Bowl LIV, do qual saiu campeão com o Kansas City Chiefs - Focus on Sport/Getty Images
Quarterback Patrick Mahomes em ação no Super Bowl LIV, do qual saiu campeão com o Kansas City Chiefs Imagem: Focus on Sport/Getty Images

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

03/09/2020 16h56

Seguindo a estratégia de compartilhamento de direitos entre seus canais esportivos, adotada desde a fusão autorizada em maio, a Disney optou por dividir a transmissão da NFL entre ESPN e Fox Sports. A novidade permitirá que as partidas da liga profissional de futebol americano sejam distribuídas entre os canais do grupo.

Segundo apuração do UOL Esporte, o Fox Sports fará a transmissão de uma partida por rodada, e a ESPN seguirá com a maioria dos jogos. A NFL tem retorno marcado para o próximo dia 10 e tem duelos acontecendo às quintas, domingos e segundas na sua temporada regular.

As equipes de narradores e comentaristas devem ser mantidas em seus canais originais, mas deve acontecer o compartilhamento de profissionais, como tradicionalmente tem acontecido na programação de ESPN e Fox Sports desde que a fusão foi aprovada no mercado brasileiro, em maio.

Internamente, as emissoras têm operado de forma cada vez mais conjunta, somando forças em transmissões e programas do jornalismo. Nos últimos dias, por exemplo, houve a renovação de contratos de profissionais.

A volta da NFL acontece oficialmente na próxima quinta-feira, dia 10 de setembro, com a transmissão do confronto entre Houston Texans e Kansas City Chiefs, atual campeão do Super Bowl. O jogo será transmitido pela ESPN e no Watch ESPN, que pode ser acompanhado ao vivo pelo UOL Esporte Clube. Internamente, a equipe de programação finaliza os detalhes para definir quais serão as transmissões da rodada de abertura da temporada e qual será a primeira partida transmitida pelo Fox Sports, o que deve ser definido até o fim da semana.

O compartilhamento de direitos tem sido prática recorrente da Disney para seus canais esportivos no Brasil. Cada vez mais integrados, ESPN e Fox Sports já dividiram os direitos de diversas competições, como Campeonato Inglês, o Campeonato Espanhol e o Campeonato Alemão. Nos esportes americanos, a MLB, liga profissional de beisebol, também já é dividida.

Mas existem direitos que ficam em um só canal por características de público. A NBA, por exemplo, é exibida somente na ESPN. Já a Libertadores, este ano, fica apenas no Fox Sports.