Topo

EI chega a 10ª final de Champions e quer bater recorde de Fla-Flu na web

André Henning em uma final de Champions League: narrador fará sua 10ª final no EI  - Reprodução/Facebook
André Henning em uma final de Champions League: narrador fará sua 10ª final no EI Imagem: Reprodução/Facebook

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

23/08/2020 04h00

Detentora dos direitos exclusivos da transmissão da "Uefa Champions League" entre PSG e Bayern hoje (23), a Turner tem uma grande expectativa sobre os números que possa alcançar na audiência em todas as plataformas, especialmente na internet. Mas para a equipe do Esporte Interativo, que comandará o jogo na TNT, no EI Plus e no Facebook, marcas pessoais também serão alcançadas.

Narrador titular do EI desde sua fundação até então como um canal de televisão, André Henning vai para a sua décima final de Champions League. É a quinta que ele narrará com transmissão ao vivo, já que até 2015, o EI exibia a final da Champions com delay de algumas horas por causa do contrato com a UEFA.

Acompanharão Henning nos comentários da transmissão Alê Oliveira e Vitor Sérgio Rodrigues, e este segundo também terá sua décima final no Esporte Interativo. Um lado ruim para a Turner é que, desde que a programadora comprou os direitos exclusivos da Champions, será a primeira final sem exibição direta do estádio - a pandemia do Covid-19 impediu os planos.

Completam a equipe de exibição é o analista de arbitragem Péricles Bassols e o ex-goleiro Júlio César, contratado especialmente para as transmissões do mata especial desta edição da Champions em agosto. A apresentação será de Taynah Espinoza, que está no EI desde 2015 e colocará a sua quinta final de Champions no currículo.

Para a Turner, a ideia com PSG x Bayern é tentar quebrar o recorde alcançado no jogo entre PSG x Leipzig, onde chegou a picos de 12 pontos de audiência na TV por assinatura. Mas esse número é considerado menos possível, por que a partida vai concorrer com o clássico entre Palmeiras x Santos, pelo Campeonato Brasileiro, que tira parte do público interessado em futebol.

Já a transmissão do Facebook, que na semifinal bateu 2,9 milhões, é vista como um recorde certo para ser alcançado por causa do fator "segunda tela". No entender desses executivos ouvidos pela reportagem, muita gente pode assistir o jogo entre os clubes paulistas na Globo, mas deixar o celular ou o computador em PSG x Bayern.

O sonho da programadora é tentar ultrapassar Flamengo e Fluminense, pela final da Taça Rio, que atingiu pico de 3,6 milhões de telespectadores simultâneos e atingir o recorde máximo de transmissão esportiva em toda a internet. A depender do que ocorra no jogo - uma possível ida para a prorrogação -, a Turner entende que pode chegar até a 4 milhões de telespectadores no Facebook, um número bem acima da média para streaming no Brasil.

Vale ressaltar que a partida também será exibida no EI Plus, plataforma de streaming da Turner, que faz parte do pacote do UOL Esporte Clube.