Topo

Playoffs marcam retorno de Everaldo à NBA após caso de Covid na família

Everaldo Marques é apresentado por Galvão Bueno no "Bem, amigos!" - Reprodução
Everaldo Marques é apresentado por Galvão Bueno no "Bem, amigos!" Imagem: Reprodução

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

18/08/2020 04h00

Everaldo Marques voltará às transmissões da NBA hoje, com direito a playoffs e o jogão entre Los Angeles Lakers e Portland Trail Blazers, às 22 horas (de Brasília). Empolgado para o seu retorno às narrações do esporte que mais curte fazer, o locutor do SporTV só não participou das outras partidas, porque foi isolado preventivamente no dia 30 de julho, após ter contato com uma pessoa próxima contaminada pelo Coronavírus.

"Estou tão ansioso pelos playoffs quanto os jogadores. Para quem é fã de basquete, é o período mais intenso do ano, com jogos importantes todos os dias. Os atletas também elevam o nível do seu jogo nesta fase. Será um período bem legal, com uma agenda de transmissões bem intensa no SporTV2", destacou Everaldo Marques em entrevista ao UOL Esporte.

Contratado pelo Grupo Globo no início do ano, Everaldo pôde fazer uma espécie de adaptação à nova casa durante esse período de pandemia. Titular do basquete norte-americano na emissora, o narrador já comandou transmissões de futebol antes mesmo do previsto, já que os profissionais mais velhos estão afastados por figurarem o grupo de risco do coronavírus.

"A pandemia acabou servindo como uma grande 'pré-temporada' para mim, para me adaptar à mudança. Trabalhei duas semanas antes do início da pandemia e fiz três transmissões que foram ao ar. Fiz transmissões no projeto 'FC: Futebol de Casa', além dos jogos históricos na 'Faixa Especial' do SporTV. Também fiz a minha primeira transmissão de futebol e me senti super à vontade. Fiquei feliz de ver que as coisas deram muito certo.

Justamente por causa da pandemia, Everaldo não contará com a presença física de comentaristas no estúdio. Apesar disso, o narrador crê que os profissionais conseguirão levar ao telespectador a mesma emoção.

"Farei as partidas do estúdio, em São Paulo, e não haverá comentarista presencialmente ao meu lado. Eles estarão no estúdio do Rio de Janeiro ou em casa. Narrei recentemente um projeto desenhado para isso, o 'FC: Futebol de Casa', com 100% das transmissões feitas remotamente, e foi muito legal. No caso da NBA, isso não vai significar problema. A narração terá a mesma emoção neste retorno de temporada", salientou.

Para o narrador, quem sentirá mesmo a diferença nesses playoffs serão os jogadores que não terão a torcida para aquecer o jogo seja a favor ou contra. "É o maior impacto técnico no jogo, porque na NBA, principalmente nessa fase o fator casa conta muito, a torcida ajuda a desequilibrar jogos. As equipes constroem situações de pressão aos adversários com a torcida e alguns ginásios são reconhecidamente muito hostis aos rivais. O clima é muito quente nos playoffs e não teremos isso nesta temporada. Com a ausência de público, o fator casa vai deixar de existir, já que todos jogarão no mesmo lugar, em campo 'neutro'. Mas as medidas de segurança são fundamentais neste momento".

Everaldo foi a voz da ESPN por 14 anos até que chegou ao Grupo Globo. Mesmo com tão pouco tempo, o narrador já se sente "em casa" na nova emissora e, assim como já mostrou em outras transmissões, garantiu que permanecerá com o seu estilo único.

"Me sinto muito bem adaptado à nova casa. Em nenhum momento pediram que mudasse o meu estilo de narrar. Vou continuar sendo o mesmo nas transmissões. As narrações de futebol são naturalmente com menos brincadeiras, porque a bola para menos e os lances deixam a transmissão mais dinâmica. Agora o ritmo de trabalho será mais acelerado, com a volta das competições e transmissões, mas me sinto totalmente adaptado e feliz", falou Everaldo.