Topo

Brasileirão - 2020

Turner fecha transmissões do Brasileiro e usará MP do mandante; veja jogos

Abertura do Brasileirão entre Fortaleza e Athletico Paranaense hoje (8), às 19h, não terá transmissão em nenhuma mídia - Lucas Figueiredo/CBF
Abertura do Brasileirão entre Fortaleza e Athletico Paranaense hoje (8), às 19h, não terá transmissão em nenhuma mídia Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

08/08/2020 12h47Atualizada em 08/08/2020 14h39

A Turner decidiu na manhã de hoje (8) que vai exibir jogos do Campeonato Brasileiro. A programadora americana avisou sua intenção para interlocutores e oficializou a questão por volta das 14h, em suas redes sociais. Mas a empresa também promete ir para a guerra com a Globo, já que decidiu usar a MP 984, que dá ao mandante os direitos de transmissão do jogo.

Segundo apurou o UOL Esporte, a Turner deverá usar a "MP do Mandante" até ela terminar sua validade, em meados de outubro, caso não seja aprovada no Congresso Federal - a tendência é que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deixe a medida provisória assinada por Jair Bolsonaro (sem partido) caducar ao fim do prazo de 120 dias.

Com a confirmação, a programadora exibirá Coritiba x Internacional na noite de hoje (8), a partir das 19h. O fato foi confirmado em posts nas redes sociais do Esporte Interativo. A Turner já tomou providências em relação a transmissão. Como o UOL noticiou dias atrás, houve um acordo com os oito clubes com contrato ativo para este ano (Palmeiras, Santos, Fortaleza, Ceará, Bahia, Athletico Paranaense, Inter e Coritiba) para o pagamento de cotas previstas para este ano, e a manutenção das transmissões na TNT em 2020 e 2021.

Em 2022, a programadora deixará de exibir os jogos e os direitos voltarão aos clubes, que continuarão a negociar em bloco as suas partidas, mesmo se a Medida Provisória 984 não for aprovada. O acordo foi intermediado pela empresa LiveMode, de Edgar Diniz, ex-dono e fundador do Esporte Interativo.

A Turner deverá exibir 12 jogos usando a MP 984 - seriam 13, mas Palmeiras x Vasco foi adiado pela final do Campeonato Paulista. Entre eles estão três partidas envolvendo o Flamengo, contra Coritiba, Bahia e Ceará, e um clássico entre Santos e São Paulo. A Globo já notificou a empresa, tentando impedir que esses jogos sejam mostrados.

Enquanto isso, alguns jogos de clubes que assinaram originalmente com a Turner não serão exibidos. É o caso de Fortaleza x Athletico Paranaense, marcado para hoje, às 19h, e que será a abertura do Brasileirão. A partida não terá transmissão em nenhuma mídia, já que o clube do Sul não tem acordo com a Globo para o pay-per-view.

Veja os jogos previstos pela Turner com a MP 984:

Coritiba x Flamengo (3ª rodada)
Palmeiras x Goiás (3º rodada)
Ceará x Vasco (4ª rodada)
Athletico x Fluminense (5ª rodada)
Inter x Atlético Mineiro (5ª rodada)
Bahia x Flamengo (7ª rodada)
Coritiba x Atlético (8ª rodada)
Atlhetico x Botafogo (9ª rodada)
Bahia x Grêmio (9ª rodada)
Santos x São Paulo (10ª rodada)
Ceará x Flamengo (10ª rodada)
Palmeiras x Sport (10ª rodada)